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Título: O número racional em manuais escolares portugueses
Autor: Silva, Filipa dos Santos Correia da
Orientador: Ponte, João Pedro da, 1953-
Palavras-chave: Números racionais
Manual escolar
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O presente estudo analisa quatro manuais de Matemática, do 5.º ano, portugueses, analisado em específico o tema dos Números Racionais. O trabalho tem como base quatro grupos de questões que procurei responder ao longo deste trabalho e que permitem analisar a forma como os números racionais são abordados nos manuais escolares e como é feita a sistematização e consolidação dos conhecimentos que daí advém. Foi também analisado em cada um dos manuais, a sua estrutura, organização, grafismo, recursos didácticos que dispõem para os professores e para os alunos. No que diz respeito às tarefas, estas foram analisadas quanto ao tipo, à exigência cognitiva, estrutura e contextos. O manual da Porto Editora, Matemática 5, estuda os temas em secções separadas, resultando deste tipo de organização onze secções, em que 50% destas é constituída por tarefas propostas. O manual apresenta ainda uma maior variedade nos contextos existentes, apresentando também o índice mais elevado de tarefas de conexão e de reflexão. O manual da Lisboa Editora, Matemática com Vida, sobressai no tipo de tarefas elementares e na linguagem muito básica, ao longo do capítulo. Este manual escolar reúne menos actividades que o anterior, sendo estas caracterizadas por serem de estrutura fechada. O MAT 5, manual da Texto Editores, segue uma metodologia de ensino, semelhante à presente no manual da Porto Editora, na medida em que separa os conteúdos por temas e sendo estes intercalados por secções de tarefas, sistematizando o conhecimento. O manual da Areal Editores, Matematicamente falando, contém doze secções diferentes, na abordagem dos números racionais. As suas tarefas caracterizam-se pela estrutura fechada e a inexistência de tarefas de estrutura aberta, assim como as actividades analisadas, não promovem a reflexão do aluno, uma vez que são de reprodução. O presente estudo alerta o facto de haver uma necessidade crescente para a diversificação de tarefas propostas, apresentando tarefas reflexivas e de estrutura aberta em manuais escolares.
The present study analyses 5th grade mathematics textbooks from Portugal, analyzing in specific the subject of Rational Numbers. The work has in its base four groups of questions that I’ll answer throughout this work that allows to analyze which school textbook are approached, as it is made its systematization and consolidation of the students knowledge. It was also analyzed in each of the manuals its structure, organization, graphics, and the didactics resources that offers to the teachers and to the students. In what concerns the tasks, these have been analyzed concerning the kind of tasks that are proposed, the cognitive demand, the structure and contexts of tasks. The Porto Publishing Company textbook, Matemática 5, studies the topic in separate sections, resulting of this type of organization eleven sections, which 50% of the these are constituted by tasks proposals. This textbook presents a higher variety in the existing contexts, also presenting more reflection and connection tasks. The Lisboa Publishing Company textbook, Matemática comVida, stands out in the type of elementary tasks, with a very basic language, throughout the chapter. This school textbook congregates less activities that the previous one, being these characterized by the closed structure. MAT 5,Texto Publishing Company textbook, follows a teaching methodology, similar to the manual of the Porto Publishing Company, because it separates the contents in subjects and being these intercalated by sections of tasks proposals, systemizing the knowledge. The Areal Publishing Company textbook, Matematicamente falando, contains eleven different sections, on the approach of the rational numbers. Its tasks are characterized by the closed structure and the inexistence of tasks of opened structure, as well as the analyzed activities, doesn’t promote the reflection of the student, because it are of reproduction. The present study alerts to the fact that there is an increasing necessity for/to the diversification of tasks proposals, being presented both reflexives tasks and open structure in textbooks.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3136
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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