Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3137

Título: Educação sexual e cidadania numa turma de Primeiro Ciclo
Autor: Rodrigues, Catarina Mónica Nunes
Orientador: Valente, Maria Odete, 1943-
Palavras-chave: Educação sexual
Cidadania
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Este estudo teve como ponto de partida a vontade de explorar a forma como se poderia trabalhar a temática da educação sexual e cidadania, num grupo de alunos do 4 º ano do ensino básico, que frequentavam uma escola nos arredores de Lisboa abrangida pelo programa do Ministério da Educação TEIP II, (Territórios de Educativos de Intervenção prioritária II). Surgiram então as seguintes questões: (i) De que forma as competências definidas no currículo para a educação sexual podem contribuir para a mudança de atitudes dos alunos ao nível da cidadania? (ii) Que dificuldades se podem registar na implementação de actividades que visem a mudança de atitudes dos alunos perante os outros? (iii) Que importância tem o professor na implementação destas actividades? (iv) Que papel desempenha a Educação Sexual na relações entre aluno - aluno, aluno - professor e professor - aluno? Tendo em conta a problemática e os objectivos apresentados este estudo é uma investigação qualitativa que segue uma metodologia interpretativa de um estudo de caso, em que se recorre à observação como método de recolha de dados. Foram elaboradas e desenvolvidas actividades tendo como base os objectivos específicos da educação sexual descritos no currículo oficial, com o intuito de desenvolver nos alunos conceitos de cidadania como a responsabilidade, o respeito, a entreajuda, sentido crítico e a cooperação. Entre as conclusões regista-se que os alunos desenvolveram as competências gerais de: - saber ouvir e respeitar o outro, - argumentação, - autonomia, e especificamente na área de educação sexual as seguintes: - Conhecimento da anatomia do corpo humano, seu desenvolvimento e aceitação, - Cuidados a ter com a higiene, - Importância da família e amigos.
This study had as its starting point the desire to explore how it could work the issue of sex education and citizenship in a group of students from the 4th grade of primary school, attending a school on the outskirts of Lisbon within the program of the Ministry Education TEIP II (Territories of Educational Intervention priority II). Here, then, the following questions: (i) how the competencies set out in the curriculum for sex education can contribute to changing attitudes of students in terms of citizenship? (ii) that there might be difficulties in the implementation of activities aimed at changing students' attitudes toward others? (iii) How important is the teacher in implementing these activities? (iv) What role does sex education in the relationship between student - student, student - teacher and teacher student? Having regard to the issues and objectives set out this study is an investigation following a qualitative interpretive methodology of a case study, which refers to the observation as a method of data collection. Were prepared and developed activities based on the specific objectives of sex education described in the official curriculum in order to develop in students the concepts of citizenship such as responsibility, respect, mutual aid, cooperation and critical sense. Among the conclusions it is noted that the students developed skills in general: To listen and respect each other, Arguments, Autonomy, and specifically in the area of sex education as follows: - Knowledge of the anatomy of the human body, its development and acceptance, Knowledge of the anatomy of the human body, Caring for hygiene, Valorisation of family and friends.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3137
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc095734_tm_catarina_rodrigues.pdf1,78 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE