Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/31379
Título: Avaliação externa das escolas em Portugal: atores, conhecimentos, modos de regulação
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Costa, Estela
Palavras-chave: Avaliação das escolas
Hibridação
Políticas públicas
Regulação da educação
Data: 2017
Editora: Associação Nacional de Política e Administração da Educação
Citação: Carvalho, L. M., & Costa, E. (2017). Avaliação externa das escolas em Portugal: atores, conhecimentos, modos de regulação. RBPAE, 33(3), 685-705.
Resumo: O artigo centra-se na construção e reconstrução do modelo de avaliação externa das escolas em Portugal em dois momento - 2006 e 2011 - pondo em evidência continuidades e mudanças relacionadas com os atores e com os conhecimentos mobilizados para a construção dos modelos avaliativos, bem como o fortalecimento da avaliação como dispositivo de regulação das práticas de administração das escolas. O artigo mostra as vicissitudes da ativação de modos de intervenção avaliativos em agências da administração central da educação historicamente constituídas como agências de supervisão e controlo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/31379
ISSN: 1678-166X (print)
2447-4193 (online)
Versão do Editor: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79302
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