Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3139
Título: A importância do associativismo popular rural, na educação de adultos, no concelho de Caldas da Rainha
Autor: Liebermann, Helena, 1955-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Associativismo - Portugal
Colectividades
Formação de adultos - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: O trabalho associativo é o resultado de várias interacções que se estabelecem entre contextos muito específicos, com estruturas, estratégias de fenómenos sócioculturais, formativos, de animação, de cooperativismo, de educação informal e popular . Devido à sua riqueza de funcionamento e de interacções, torna-se premente o seu estudo. Este trabalho pretende compreender a importância do associativismo popular, na Educação de Adultos, nas Freguesias Rurais, do Concelho de Caldas da Rainha, para poder alargar essa informação e garantir uma maior divulgação de todo um trabalho efectivo e árduo que parece que se encontra oculto. Pretende também mostrar a importância desta tiplologia de associativismo pois parece-nos que cabe ao papel Associativo Português representado por um significativo número de colectividades, de Norte a Sul do País fazer contribuir para manter a identidade das populações. Se tivermos em conta a dispersão e isolamento em que ainda se encontram grande parte das aldeias portuguesas, onde como local de convívio apenas lhes resta o café, com o seu jornal diário que liga as populações à informação, uma escola com pouca frequência (que com o actual Governo estão a encerrar), ou a Associação que na maior parte dos casos se debate com problemas económicos e depende exclusivamente das boas vontades, temos que fazer ressaltar os benefícios que ainda estas pequenas aldeias preservam: as relações interpessoais, a fácil intercomunicação, o equilíbrio ecológico, a beleza natural, a agricultura tradicional, o trabalho comunitário... É nesta contradição que se torna imperativo desenvolverem-se acções que contrariem o encerramento das poucas instituições existentes, a perca de identidade, o desemprego, a descrença, a baixa auto-estima dessas pequenas comunidades. Sabemos que este movimento de desânimo deve ser combatido com o envolvimento e a participação dos interessados de cada comunidade rural, a partir da construção de uma visão positiva sobre as suas potencialidades e sobre as suas perspectivas de futuro que dê fundamento a tomadas de iniciativa tão relevantes como o associativismo. Se o papel educativo tem um indispensável contributo para o tão referido processo de desenvolvimento, não menos importante é o papel associativo que se apresenta como um pólo crucial de afirmação e produção de importante trabalho social, cultural, formativo e cívico, para tal é preciso fazer opções e mobilizar, diferentes recursos internos e externos à comunidade estabelecendo acções de cooperação regulares que mantenham uma Associação como um Pólo de dinamização sociocultural e formativo.
The work of a social club is a result of various interactions, which happen within very specific contexts containing social-cultural structures, such as formal educational strategies, cooperation and collaboration, and informal education of its members. Because of the richness interactions among its members and integral workings of these social networks, it is necessary to closely study its structures. The body of this work captures the understanding and the importance of how these social clubs factor in adult education in rural settings, within the region of Caldas da Rainha. It is necessary to expand the information of this document to guarantee a larger communication of this challenging and often hidden body of work. It also encompasses information regarding the importance of different types of social clubs. Because of the diverse roles of these Portuguese Clubs and because a significant number of such clubs exist from the north to the south of the country, each club continues to maintain the identity and characteristics of each village represented. As we take into account the separation and isolation of many Portuguese villages, we find that the local gathering place is its coffee shop; its source of information is the daily newspaper (from the larger cities), which connects the towns to the information world; schools without enough children to attend daily lessons (some of which the government are closing); and a social club where in the majority of the cases economic situations are debated. Since these social clubs depend exclusively of the good will of a few members, then we have to highlight the benefits that each club continues to try preserve about each village or town. Among them are: interpersonal relationships, the ease of verbal communication between its inhabitants, ecological balance, its natural beauty, traditional agriculture, communitarian work, etc…. It is with this contradiction that it is imperative that action must be taken to prevent the closing of the few institutions, which now exist, to prevent the loss of civic identity, unemployment, and low self-esteem from the residents of these small communities. We are aware that many of these discouraging facts must be confronted with the direct involvement and participation of interested local leaders from each rural community. They must begin to take a positive look about the village’s own potential, future perspectives, in order to bring about relevant initiatives to enhance the main function of the social clubs in each town to bring about a positive outlook. The educational role within the social club has a crucial contribution for this process and for its members. Not less important is the overall role of the social club, which represents itself as the social focus of the local culture, formal education, and civics. In order for this to happen, it is necessary to have multiple options and to mobilize different internal human and financial resources, as well as those resources found away from the community, fostering a sense collaboration and cooperation among its leaders to maintain a dynamic and vibrant social club, as the socio-cultural nucleus of the community.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3139
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