Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3142
Título: Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário
Autor: Gaspar, Andreia Carina Mourato, 1983-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação sumativa
Avaliação formativa
Portefólios
Avaliação das aprendizagens
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: A avaliação das aprendizagens continua a ser um tema muito actual e é ainda alvo de inúmeros estudos. Este relatório descreve o estágio curricular, realizado na Agência Nacional para a Qualificação I.P, em que foi desenvolvido um estudo sobre a avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário. O objectivo principal era conhecer e compreender as práticas de avaliação das aprendizagens nos referidos cursos. Para isso, criaram-se e aplicaram-se três questionários, um a cada grupo de stakeholders envolvidos no estudo (Mediadores, Formadores e Formandos). As respostas obtidas indicam que as concepções dos profissionais de formação já estão mais orientadas para o processo que para os resultados de aprendizagem. No entanto, as práticas de avaliação ainda estão muito associadas ao ensino “tradicional”. Isto é, à procura da quantificação e da objectividade no pressuposto de que a avaliação é uma ciência exacta.
The learning evaluation remains a very typical issue and is still the subject of numerous studies. This report describes a study of learning and training evaluation in a secondary level. The main objective was to know and understand the practices of learning evaluation in those courses. For this, were created and applied three questionnaires, one for each group of stakeholders (Mediators, Trainers and Trainees). The answers indicate that the professional training conception of evaluation have become more oriented to the process that to the results. However, assessment practices are still associated to the “traditional” teaching.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3142
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037699_tm_AnexoG.pdf52,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoF3.doc79,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoF2.doc117,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoF1.doc107 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoE.pdf571,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoD.pdf528,89 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoC.pdf188,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoB.pdf17,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037699_tm_anexoA.pdf191,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037699_tm_tese.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.