Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/31433
Título: Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais
Autor: Cavaco, Carmen
Palavras-chave: Experiência
Formação experiencial
Estudo da experiência
Data: 2009
Editora: Universidade do Vale de Rio dos Sinos
Citação: Cavaco, C. (2009). Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais. Educação Unisinos, 13(3), 220-227. doi: 10.4013/edu.2009.133.04
Resumo: Este artigo tem por objetivo sistematizar e analisar possíveis respostas a indagações relacionadas à experiência e à formação experiencial. A síntese e a análise desenvolvidas são orientadas por quatro questões. O que é a experiência? A experiência é formativa? Como se processa a formação experiencial? Que difi culdades estão inerentes ao estudo dos adquiridos experienciais? A emergência de políticas e práticas fundamentadas na valorização da experiência e no reconhecimento dos adquiridos experienciais contribuíram para que a questão da experiência surgisse no domínio público, registando-se uma tendência de naturalização que, progressivamente, difi culta a análise crítica destas novas práticas sociais. A investigação neste domínio revela-se imprescindível para a compreensão dos processos de formação experiencial e para consolidação de práticas de reconhecimento de adquiridos, mas também é marcada pela complexidade e especifi cidade do objeto de estudo.
The aim of the article is to systematize and to analyse some elements related to the problematics of experience and learning experience. Four questions orient the systematization and analysis: What is experience? Does experience promote learning? If so, how does it happen? What are the inherent diffi culties of studying acquired experiential learning? The emergency of policies and practices based on valorization and recognition of acquired experiential learning has contributed to a public domain of “experience” and this has resulted in a tendency for its naturalization and, consequently, diffi culties for critical analysis of such social practices. Therefore, it becomes fundamental to investigate such theme in order to understand the processes of experiential learning and to consolidate practices of recognition of the acquired experiential learning. However, investigating this theme is complex and is marked by the complexity and specifi city of it.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/31433
DOI: 10.4013/edu.2009.133.04
ISSN: 2177-6210
Versão do Editor: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4949
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