Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3144
Título: Plano da matemática : uma avaliação do processo de implementação
Autor: Cristovão, Ana Maria Lopes, 1985-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Organização curricular
Avaliação de programas
Ensino da matemática
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente Relatório insere-se no estágio de natureza profissional do 2º Ciclo de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), e procura dar a conhecer o percurso e aprendizagens realizadas. Tendo como objectivo nuclear a avaliação de um conjunto de aspectos do Plano da Matemática, introduzido pelo Ministério da Educação no ano lectivo 2006/2007, no âmbito Plano de Acção para a Matemática (PAM), o Projecto de Estágio teve como objecto de estudo dois relatórios elaborados pelas escolas envolvidas no Plano da Matemática. – o “Relatório Intercalar de Actividades 2008” e o “Relatório Final 2009”. Em termos metodológicos, atendendo à dimensão do universo optou-se pela técnica de amostragem. A partir da selecção da amostra procedeu-se à análise quantitativa e qualitativa das várias dimensões dos Relatórios em análise. Os resultados desta avaliação demonstraram que, no geral, o Plano foi eficaz no que concerne à realização dos objectivos enunciados, criando um valor acrescentado significativo à disciplina de Matemática. Com efeito, apesar dos resultados dos alunos ainda estarem aquém das expectativas, registaram-se alterações importantes ao nível das práticas lectivas e das aprendizagens, permitindo construir um novo modo de olhar a disciplina de Matemática na comunidade educativa em geral.
The present report is part of the professional internship of the 2nd cycle of the master in Ciências da Educaçao, which took place at the Direcçao-Geral de Inovaçao e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), and aims to present the course taken and the accomplished apprenticeship. Having as a core purpose the evaluation of several aspects of the Mathematics Plan (Plano da Matemática) introduced by the Ministry of Education in the school year of 2006/2007 in the scope of the Action Plan for the Mathematics (PAM), the Internship Project studied two reports formulated by the schools involved in the Mathematics Plan. – the “Relatório Intercalar de Actividades 2008” and the “Relatorio Final 2009”. Methodologically, and taking into account the dimension of the universe, the sampling technique was chosen. From the selection of the sample, the quantitative and qualitative analysis of the several Reports' dimensions was made. The results of this evaluation showed that, in general, the Plan was effective on what concerns the achievement of the purposed objectives, adding significative value to the Mathematics subject. In fact, even though the students’ results are still short of expected, some important improvements were noticed on the teaching and apprenticeship practices, allowing the development of a new perspective over Mathematics in the generality of the educational community.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3144
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.