Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3169

Título: A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Formação inicial
Preservice teacher education
Formação contínua
Inservice teacher education
Desenvolvimento profissional
Professional development
Educação matemática
Mathematics education
Reflexão
Reflection
Colaboração
Collaboration
Issue Date: 2005
Editora: APM
Citação: Ponte, J. P. (2005). A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In L. Santos, A. P. Canavarro & J. Brocardo (Eds.), Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas (pp. 267-284). Lisboa: APM.
Resumo: Este artigo analisa as problemáticas e as questões que têm atravessado a Educação Matemática em Portugal no que se refere à formação (inicial e contínua) de professores. Assim, considera que um primeiro momento corresponde à afirmação do contributo da Educação Matemática para o processo de formação. Uma segunda etapa viu desenvolverem-se diversos conceitos que contribuíram para um melhor conhecimento do professor e dos seus processos de crescimento profissional, com destaque para a noção de desenvolvimento profissional. Uma terceira fase envolve diversas tentativas de articular as lógicas da Educação Matemática e do desenvolvimento profissional, tirando partido das noções de projecto, reflexão e colaboração. Finalmente, uma quarta etapa corresponde à emergência da investigação de professores e formadores de professores sobre a sua própria prática profissional, como um processo simultaneamente de construção de conhecimento e de suporte ao desenvolvimento profissional. Na reflexão final, o artigo equaciona o papel de diversos factores profissionais e políticos e sublinha a importância de centrar os processos formativos
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/3169
ISBN: 972-8768-20-6
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
05-Ponte (Conf P-Abrantes).pdf82,11 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia