Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3169

Título: A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Formação inicial
Preservice teacher education
Formação contínua
Inservice teacher education
Desenvolvimento profissional
Professional development
Educação matemática
Mathematics education
Reflexão
Reflection
Colaboração
Collaboration
Issue Date: 2005
Editora: APM
Citação: Ponte, J. P. (2005). A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In L. Santos, A. P. Canavarro & J. Brocardo (Eds.), Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas (pp. 267-284). Lisboa: APM.
Resumo: Este artigo analisa as problemáticas e as questões que têm atravessado a Educação Matemática em Portugal no que se refere à formação (inicial e contínua) de professores. Assim, considera que um primeiro momento corresponde à afirmação do contributo da Educação Matemática para o processo de formação. Uma segunda etapa viu desenvolverem-se diversos conceitos que contribuíram para um melhor conhecimento do professor e dos seus processos de crescimento profissional, com destaque para a noção de desenvolvimento profissional. Uma terceira fase envolve diversas tentativas de articular as lógicas da Educação Matemática e do desenvolvimento profissional, tirando partido das noções de projecto, reflexão e colaboração. Finalmente, uma quarta etapa corresponde à emergência da investigação de professores e formadores de professores sobre a sua própria prática profissional, como um processo simultaneamente de construção de conhecimento e de suporte ao desenvolvimento profissional. Na reflexão final, o artigo equaciona o papel de diversos factores profissionais e políticos e sublinha a importância de centrar os processos formativos
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/3169
ISBN: 972-8768-20-6
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
05-Ponte (Conf P-Abrantes).pdf82,11 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia