Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/31743
Título: Visualização analítica de agregações de trajetos com Rosas dos Ventos
Autor: Vaz, Ricardo Neiva Lúcio Olaio
Orientador: Ferreira, António Manuel Silva, 1974-
Afonso, Ana Paula Pereira, 1965-
Palavras-chave: Agregação de trajectos
Visualização analítica
Rosa dos Ventos
Base de dados geográfica
Teses de mestrado - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: A rosa dos ventos é um gráfico radial usado em meteorologia para representar ventos dominantes num dado local, agregando registos de velocidade e direção recolhidos ao longo de um período de tempo, sendo usada, por exemplo, para apoiar a decisão da melhor direção para as pistas de um aeroporto. Pretendeu-se neste trabalho aplicar a rosa dos ventos a trajetos, em vez de ventos, sejam eles pedonais ou veiculares, e demonstrar a viabilidade desta ideia com o desenvolvimento de um sistema de análise de trajetos. Para isso, foram traçados três objetivos principais: a evolução de uma biblioteca de rosas dos ventos, o desenvolvimento de uma aplicação web para analisar trajetos em mapas, e a avaliação do sistema com utilizadores. Relativamente ao primeiro objetivo, foram concretizadas novas funcionalidades da biblioteca, tais como a aplicação de novos filtros aos dados dos trajetos, bem como o suporte a uma base de dados geográfica e novas formas de manipular as rosas criadas através de um mecanismo de eventos. A biblioteca funciona de forma independente face a eventuais aplicações que tirem partido da mesma. Com estas novas funcionalidades, a biblioteca ficou mais flexível no que toca à sua utilização, mais rápida relativamente ao processamento de trajetos, e menos estrita ao nível de aplicação de filtros sobre os mesmos. A concretização do primeiro objetivo foi conseguida com a utilização das funcionalidades da biblioteca numa aplicação web, que está relacionada com o objetivo seguinte. O segundo objetivo deste trabalho foi a construção de uma aplicação web que permite a análise de trajetos com rosas dos ventos, tirando partido das funcionalidades que a biblioteca oferece. A aplicação web tem uma interface gráfica que permite criar rosas dos ventos, sobre um mapa com trajetos e manipular as mesmas através de um conjunto de filtros. Os filtros podem ser definidos num painel lateral, que também serve de inspetor das configurações aplicadas a cada rosa. O terceiro e último objetivo foi a avaliação do sistema através de testes com utilizadores, nos quais se pretendeu perceber a facilidade de análise de trajetos e o grau de usabilidade do sistema. Os resultados dos testes mostraram que o sistema possui um grau de usabilidade elevado e que todos os utilizadores conseguiram interpretar os dados mostrados nas rosas, mesmo sem terem qualquer contacto prévio com este tipo de gráfico e análise de trajetos sobre mapas. A aplicação tem potencial para ser utilizada em vários domínios, tendo sido feita uma demonstração numa empresa de transportes, onde foi sugerido por um perito que o sistema poderia ajudar na análise e otimização dos trajetos percorridos pela frota de autocarros.
The wind rose is a radial graphic used in meteorology to represent prevailing winds at a given location, aggregating speed and direction records collected over a period of time. This data can be used, for example, to help determine the best direction for an airport highway. This project aims to apply the wind rose, not to winds, but to pedestrian or vehicular tracks, and demonstrate the viability of this idea, by building a track analysis system with wind roses. To achieve this, three main objectives were established: the evolution of an existing wind rose library, the development of a web application to analyze tracks over maps, and a system evaluation with users. Regarding the first objective, new library functionalities were implemented, such as the application of new data filters, as well as the support for a spatial geographical data base, and new ways to manipulate wind roses through an events mechanism. The library works independently from any applications that might take advantage of it. With these new features, the library became more flexible, faster regarding tracks processing, and less strict regarding filters that can be applied to the tracks. The first objective was achieved by using the new library features in a web application, which is related to the next objective. The second objective aimed to construct a web application for analyzing tracks using wind roses, taking advantage of the features provided by the library. The web application has a graphical user interface, which allows to create wind roses over a map with tracks and manipulate them through a set of filters. These filters can be applied using a side panel, which also serves to inspect the settings applied to each rose. The third and last objective was the evaluation of the track analysis system with users. The purpose of this evaluation was to understand the ease of track analysis and degree of usability provided by the system. The results showed that the system has a high usability and all users successfully managed to interpret the data shown on the wind roses, even without having any previous experience with this type of graphic and track analysis over maps. The application has potential applicability in multiple domains. A demonstration was made to an expert from a public bus company, were it was suggested that the system could help in the analysis and optimization of the tracks covered by the company’s fleet.
Descrição: Tese de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/31743
Designação: Mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (dissertation)

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