Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3175
Título: Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana Socio-cultural: Questões e Perspectivas
Autor: Matos, João Filipe
Palavras-chave: Perspectiva socio-cultural
Vygotsky
Educação matemática
Data: 1999
Editora: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Citação: Matos, J.F. (1999). Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana Socio-cultural: Questões e Perspectivas, Revista de Educação, vol.III, nº1, 1-22.
Resumo: Nos últimos dez anos tem estado presente na investigação em educação matemática (e de forma crescente) uma perspectiva que se assume de natureza socio-cultural, inspirada fundamentalmente em Vygotsky e nalguns autores nesta mesma linha. Este movimento de apropriação de ferramentas conceptuais originárias do campo da Psicologia, por parte dos educadores matemáticos com vista à análise de diversos problemas de investigação sobre o ensino e aprendizagem matemática é visível por exemplo nos relatórios que são apresentados anualmente no congresso do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). A partir de uma análise dos trabalhos mais significativos divulgados nos últimos dez anos através do grupo PME, nesta comunicação são colocadas à discussão algumas questões acerca do papel que a abordagem socio-cultural inspirada em Vygotsky tem tido na evolução da investigação em educação matemática e é traçado um quadro das tendências actuais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3175
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIETS - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Matos_1998.pdf274,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.