Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3177

Título: Programa de promoção de competências psicológicas para a optimização do desempenho e promoção do bem-estar em alunos de dança
Autor: Abreu, Filipa de Sousa
Orientador: Baptista, Telmo Ventura Mourinho, 1959-
Palavras-chave: Dança - aspectos psicológicos
Bem-estar psicológico
Ansiedade
Teses de mestrado - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: O presente trabalho tem como principal objectivo a criação de um programa de optimização do desempenho de alunos de dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa – que designamos por “Dança com bem-estar”. A escolha deste nome vai ao encontro dos seus objectivos: optimizar o desempenho e atingir o bem-estar. Ou seja, os alunos ao terem estratégias psicológicas que potenciem ainda mais o seu talento, poderão conseguir superar-se, atingindo metas, realizando movimentos antes não imagináveis de serem alcançados. Além disso, ao se sentirem confiantes, motivados, ao controlarem a sua ansiedade, ao optimizarem a sua atenção e concentração e ao terem estratégias e ao saberem como comunicar, como se relacionar, prevê-se que se sintam bem consigo próprios, que sintam bem-estar não só no seu mundo profissional, da dança, como também em qualquer tipo de actividade ou mesmo na sua vida pessoal. Aplicou-se, a 45 alunos da Escola de Dança, um questionário elaborado para avaliar a qualidade e a frequência de utilização de estratégias psicológicas durante o seu desempenho enquanto bailarinos. Verificou-se que em quase todas as escalas a resposta média foi de 6, sendo o 1 o extremo negativo (p.e. na escala da motivação para as aulas o 1 corresponde a um nível muito baixo) e o 8 o extremo positivo (nível muito elevado). Tendo em consideração essa informação e a descrita na revisão de literatura elaborou-se o programa “Dança com bem-estar”, cujos materiais criados se encontram em anexo.
The present study concerns the creation of a program to optimize the performance of dance students at the Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, entitled “DANÇA COM BEM ESTAR”. The choice of this name is linked to the school´s objectives: optimize performance and attain well-being. In other words, the students have psychological strategies that improve their potential talent, allowing them to overcome difficulties and complete movements that were unimaginable to do. Besides this, they feel confident, motivated, have greater control of anxiety, optimize their attention and concentration, develop mental training strategies and know how to communicate, relate with people, foresee how to feel good about themselves, while feeling comfortable not only in their professional life of dance but also in whatever type of activity or personal life experience. In this study, 45 students answered a questionnaire elaborated in order to evaluate the use of mental techniques during their dance routines. The results showed a relative high use of mental motivational competencies with an average scale of 6 for all the variables studied (likert scale for motivation: 1=lower; 8=higher). Taking into consideration this information and the description found in the literature review section, the program “DANÇA COM BEM ESTAR” was elaborated, along with other materials found in the annex.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/3177
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037707_tm_anexoC.pdfAnexo C240,4 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037707_tm_anexoB.pdfAnexo B44,8 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037707_tm_anexoA.pdfAnexo A29,44 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037707_tm_tese.pdfTese283,64 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia