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Title: Formação profissional destinada a pessoas com deficiência visual : um estudo de caso
Authors: Ferreira, Isabel Maria da Silva Valdeira
Advisor: Alves, Natália, 1958-
Keywords: Deficiência visual
Formação profissional - Portugal
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: A formação profissional e o desenvolvimento das competências adequadas à inserção no mercado de trabalho são preocupações muito actuais numa situação social marcada por uma conjuntura económica recessiva. Esta situação torna-se mais preocupante quando pensamos em formação e inserção profissional de pessoas com deficiências e incapacidades. As dificuldades da sociedade em aceitar completamente que estas pessoas têm competências que lhes permitem desempenhar o seu papel de membros produtivos são um obstáculo à sua completa integração. Este trabalho tem como objectivo procurar contribuir para um maior conhecimento sobre a formação e a inserção profissional destinada a pessoas com deficiência visual em Portugal, estudando uma instituição vocacionada para essa intervenção. Apresenta como objectivos principais (1) Conhecer, de forma aprofundada, os modelos de formação dirigidos à pessoa com deficiência visual na APEDV (Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais) e (2) Compreender os processos de inserção profissional dos formandos da APEDV. Seguiu-se uma metodologia qualitativa e de estudo de caso na medida em que se pretendia estudar em profundidade aspectos particulares de uma instituição específica. A reflexão realizada permitiu-nos perceber o trabalho desta instituição é fundamental para permitir às pessoas com deficiência visual uma preparação profissional que as torne aptas para competirem no mercado de trabalho e que a avaliação do trabalho realizado e a realizar é executada de forma continua numa perspectiva de contínuo aperfeiçoamento, malgrado os constantes constrangimentos sociais, financeiros e institucionais.
Vocational training and skills development suitable for insertion in the labor market concerns are very actual affairs in a social situation marked by an economic recession. This situation becomes more worrisome when we think of vocational training and employability of people with impairments and disabilities. The difficulties of society to fully accept that these people have skills that allow them to play their role as productive members are a barrier to full integration. This paper aims to seek to contribute to a better understanding of training and employability for people with visual disabilities in Portugal, an institution dedicated to studying this intervention. Presents as main objectives (1) To know, in detail, the training models aimed at people with visual impairment in APEDV (Association for Promotion of Employment for the Visually Impaired) and (2) Understand the processes of professional integration of graduates APEDV. Followed a qualitative methodology and case study as it was intended to study in depth particular aspects of a particular institution. The reflection has enables us to understand the work of this institution is essential to enable people with visual impairments a professional preparation that makes them able to compete in the labor market and that the evaluation of the work and conduct is performed continuously with a view to continuous improvement, despite the constant social constraints, financial and institutional.
Description: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3179
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