Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3189
Title: Dimensões da conjugalidade e as relações com as diferenças de sexo e de nível de escolaridade
Author: Marcão, Ana Margarida Gonçalves
Advisor: Narciso, Isabel, 1962-
Ferreira, Ana Sousa
Keywords: Satisfação conjugal
Vinculação
Psicologia da família
Defense Date: 2008
Abstract: A presente investigação quantitativa insere-se na área da Psicologia da Família, em particular, no âmbito da Conjugalidade. Pretende-se, numa amostra de 652 indivíduos portugueses casados ou em união de facto: 1) analisar as relações entre vinculação ao cônjuge, proximidade conjugal e satisfação conjugal; 2) analisar as diferenças entre homens e mulheres em cada uma das variáveis referidas e nas relações entre elas e; 3) verificar se a vinculação ao cônjuge, proximidade e satisfação conjugal variam em função da escolaridade. Os instrumentos utilizados foram a EASAVIC (Narciso e Costa, 1996), a IOS (Aron, Aron e Smollan (1992) e A&QRI-S (Moreira, 1998). Encontraram-se correlações significativas positivas entre todas as variáveis. No que diz respeito ao sexo, não se encontraram relações significativas com nenhuma das variáveis isoladamente, porém, surgiram algumas diferenças quando se correlacionaram as variáveis duas a duas. No que diz respeito ao nível de escolaridade, verificaram-se correlações positivas significativas com as variáveis satisfação conjugal e vinculação ao cônjuge e uma correlação negativa significativa com a variável proximidade conjugal. Verificaram-se, ainda, correlações positivas significativas entre o nível de escolaridade e as correlações entre as variáveis duas a duas.
The current quantitative research is enclosed in the field of Family Psychology, mainly in marital life. Our goals were, within a sample of 652 Portuguese married or living in a common-law marriage subjects: 1) to analyse the relations between attachment to the spouse, closeness and marital satisfaction; 2) to analyse the differences between men and women in each of the referred variables and in the relations between them; 3) to verify whether the attachment to spouse, closeness and marital satisfaction vary with the school level. The following instruments were used: EASAVIC (“Evaluation of Satisfaction in Areas of Marital Life Scale”; Narciso and Costa, 1996), IOS (Inclusion of Other in the Self Scale; Aron, Aron and Smollan, 1992) and A & QRI-S (“Attachment to Father/Mother/Significant other Scale”; Moreira, 1998). There were found significant positive correlations between all the variables. With respect to the sex, no significant relations were found with none of the variables separately, but some differences came up when the variables were correlated two by two. In what concerns the school level, significant positive correlations were verified with the variables marital satisfaction and attachment to the spouse and a significant negative correlation with the closeness variable. Furthermore, significant positive correlations were verified between the school level and the correlations of the variables two by two.
Description: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/3189
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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