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Título: Crenças de professores do 1º ciclo sobre o desenvolvimento de competências na escrita
Autor: Andersen, Marta Policarpo Vieira
Orientador: Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Palavras-chave: Crenças dos professores
Escrita - Estudo e ensino
Professores (Ensino básico, 1º Ciclo)
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A investigação científica sobre a escrita tem produzido importantes conhecimentos acerca do como se aprende a escrever e do que é necessário para se ser competente na escrita. Apesar disso, parecem persistir junto dos professores do 1° ciclo algumas ide ias bastante tradicionais acerca da escrita, além de um conjunto de práticas que não refletem os avanços produzidos no campo científico. As crenças dos professores poderão desempenhar um papel importante na resistência em aderir a novos conceitos e metodologias no ensino da escrita. O objetivo deste estudo é explorar as crenças de professores portugueses em relação à escrita, ao processo de aprendizagem da mesma, e ao papel que desempenham no desenvolvimento de competências de escrita junto dos alunos. Participaram seis professores do 1° ciclo. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada. Verificamos coexistirem nos professores um conjunto de crenças mais tradicionais com crenças mais processuais e socioconstrutivistas. Os dados qualitativos sobre os seis professores permitem compreender um conjunto de crenças relevantes para o estudo das crenças educacionais sobre a escrita.
Research about writing has produced a significant understanding about learning to write and what it takes to become a competent writer. In spite of this, there seem to persist quite traditional views about writing among elementary teachers, alongside educational practices that reach far beyond the recommendations of research. Teacher beliefs are likely to play an important role in preventing teachers from adhering to new concepts and methodologies on writing instruction. The primary goal of this study is to explore the educational beliefs of a group of Portuguese teachers concerning the process of learning to write and the teacher roles in the development of writing ability. Six elementary teachers participated in the study. The research instrument was semistructured interviews. Results show that among teachers coexist traditional, process and socioconstructivist beliefs about writing and writing instruction. Qualitative data about the six participants produced understanding about a set of beliefs relevant to the study of educational beliefs about writing.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/31928
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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