Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3197

Título: A integração das plataformas LMS na actividade docente no ensino superior : desenvolvimento de recursos e actividades de apoio
Autor: Pacheco, Ana Lúcia Ramalho, 1987-
Orientador: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Tecnologias Educativas
Actividade docente
Ensino superior - Portugal
E-learning
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Tecnologias Educativas, foi desenvolvido um relatório do estágio curricular realizado no Centro de Competências CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O Relatório de estágio visa descrever um processo de aprendizagem construído através da elaboração e construção de materiais de apoio à actividade docente no ensino superior na Universidade, no que diz respeito à integração das plataformas LMS, em especial do Moodle. No essencial, o trabalho foi desenvolvido em torno da interpretação e análise de artigos, relatórios e documentos orientadores relativos ao e-Learning no ensino superior, com especial atenção para a identificação das várias estratégias das instituições de ensino superior, tanto nacionais como internacionais, na adopção da prática de ensino a distância recorrendo a plataformas LMS. O estudo desses documentos foi orientado tendo por base o pré-projecto Moodle_FCUL, que tinha como objectivos o desenvolvimento de competências de nível técnico e pedagógico na utilização de plataformas na docência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o estabelecimento de uma prática de utilização de plataformas virtuais de gestão de aprendizagem nas unidades disciplinares na FCUL e o desenvolvimento de uma dimensão significativa, crescente e sustentada de ofertas formativas em modalidade e-Learning na FCUL, no primeiro e segundo ciclo de ensino. Ao fazer o balanço do estágio posso afirmar que os resultados foram positivos. Apesar de ainda existir pouca procura por parte dos docentes e investigadores pela plataforma Moodle e pelo ensino a distância, foi com sucesso que se verificou a sua presença nas sessões de divulgação e nos workshops de formação na plataforma Moodle realizados na Faculdade de Ciências e no Instituto de Educação. Além disso, foi possível verificar a evolução positiva do interesse por parte das várias unidades orgânicas espalhadas pela UL pelo ensino online. Considero que o estágio me permitiu crescer como profissional, pois possibilitou-me enfrentar desafios inesperados dos quais resultaram variadas aprendizagens.
Under the Master of Educational Sciences, specialization in Educational Technologies, an internship report was developed taking into account the internship held in Centro de Competências CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. The goal of this report is to describe the elaborate stage learning process developed through design and construction of materials to support teaching activities in higher education at the Universidade, regarding the integration of LMS platforms, in particular Moodle. The work was developed around the interpretation and analysis of articles, reports and policy documents relating to e-learning in higher education, with particular attention to identifying the various strategies of higher education institutions, both national and international, on the adoption of the practice of distance learning using LMS platforms. The study was conducted based on the pre-project Moodle_FCUL, which had as its objectives: the skills development of technical and pedagogical use of platforms in the teaching in the Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, establishing a practice use of virtual platforms in learning management in FCUL and the significant development of disciplined units, sustained in the practice of e-Learning in FCUL. In the end of my internship I can say that the results were positive. While there is little demand from teachers and researchers about Moodle platform and by distance learning, their presence in trial sessions and training workshops conducted at the Faculdade de Ciências and Instituto de Educação was successful. Furthermore, we observed a positive evolution of interest from various units scattered by UL for online teaching. I believe that the internship allowed me to grow has a professional; it allowed me to face unexpected challenges that made me gain more experience and knowledge.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3197
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037610_tm_apendices.pdfApêndices3,46 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037610_tm_anexo13m_TIC_no_IE.pptxAnexo 13m155,35 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13l_Moodle_GrupoIE3.pptxAnexo 13l156,8 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13j_Moodle_GrupoIE2.pptxAnexo 13j143,28 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13i_Moodle_GrupoIE1.pptxAnexo 13i913,81 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13h_Moodle_Grupo1_Sessao3.pptAnexo 13h973 kBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfp037610_tm_anexo13g_Moodle_6Jan_FCUL.ppsxAnexo 13g587,35 kBPPSXView/Open
ulfp037610_tm_anexo13f_Moodle_16Dez_FCUL.pptxAnexo 13f331,04 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13e_Moodle_9Dez_FCUL.ppsxAnexo 13e959,59 kBPPSXView/Open
ulfp037610_tm_anexo13d_Moodle _Out09.pptxAnexo 13d1,3 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13c_JF_Projectos.pptAnexo 13c422,5 kBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfp037610_tm_anexo13b_Moodle_exemplo.pptxAnexo 13b155,38 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
ulfp037610_tm_anexo13a_introducao_sessao.pptAnexo 13a1,19 MBMicrosoft PowerpointView/Open
ulfp037610_tm_anexos.pdfAnexos2,21 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037610_tm_tese.pdfTese5,39 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE