Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3201

Title: A matemática entre Jardim de Infância e 1º Ciclo: trabalho colaborativo entre professores
Authors: Lucena, Maria João Geada Coutinho de
Advisor: Serrazina, Lurdes, 1948-
Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Keywords: Didáctica da matemática
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: Esta investigação, tem como objectivo perceber como é que o trabalho colaborativo pode ajudar a melhorar as práticas lectivas dos professores, favorecendo a articulação curricular entre ciclos na promoção do sucesso escolar dos alunos. De acordo com este objectivo formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Quais as vantagens do trabalho colaborativo para uma boa articulação entre a Educação Pré Escolar e o 1ºciclo do ensino básico, no que diz respeito ao ensino da Matemática? ii) Quais as implicações, para as práticas lectivas, da realização de actividades de investigação com crianças do Jardim de Infância e do 1º ano de escolaridade? E iii) Em que medida é que a realização desse tipo de actividades pode facilitar a articulação curricular entre a Educação Pré Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico? Este estudo desenrolou-se em duas fases distintas: uma primeira de trabalho colaborativo entre todos os elementos do corpo docente de uma escola de 1º ciclo, na qual se procedeu à análise das Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar, Currículo do Ensino Básico e Programas de Matemática do 1º ciclo e ainda à análise e reflexão sobre alguns trabalhos realizados por alunos, tentando perceber as suas dificuldades; uma segunda fase, de cooperação entre uma educadora de infância e eu própria, professora do 1º ano, num trabalho de investigação sobre a prática, que envolveu a realização de tarefas de investigação com os alunos. A metodologia adoptada é de natureza interpretativa e qualitativa, sendo que a recolha de dados, predominantemente descritivos, foi realizada no contexto da escola, através de entrevistas de grupo e, em contexto de sala de aula, por observação participante. Os resultados do estudo evidenciam que este tipo de tarefas tem influência nas práticas profissionais, exigindo um conhecimento mais profundo dos temas e alterando o papel dos professores que passam a assumir uma atitude de guias no desenvolvimento das aprendizagens. Além disto, promovem o desenvolvimento de competências de aprendizagem, estabelecendo as bases para o estágio seguinte ajudando a constituir o elo de ligação entre ciclos. O trabalho colaborativo permite a descoberta de novas maneiras de pensar e encarar os problemas, visto de modo positivo como forma de promover a ligação entre ciclos e contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores.
This research aims to understand how collaborative work can help teachers improving their practice promoting curricular links between school levels and increasing the pupils’ school success. According to this aim the following questions have been formulated: i) what are the advantages of collaborative work for a good articulation between pre-school education and the first level of primary school, concerning Mathematical teaching? ii) What are the implications, for the teaching practice, of developing investigative activities with children from kindergarten and first grade?, and iii) how can the development of this kind of activities facilitate the curricular articulation between pre-school and primary school? This study has been developed in two different phases: the first one consisted in a collaborative work between all the teachers of a primary school in which they have proceeded to the analysis of Pre-School Curricular Orientations, Basic School Curriculum and Primary School Mathematical Programs and yet to the analysis and reflection over a few children’s productions trying to understand their difficulties; the second phase concerned the cooperation between a kindergarten teacher and myself, first grade teacher, in a practice research about our practice when working with investigation tasks with the pupils. he adopted methodology is interpretative and qualitative in its nature, being the data collection predominantly descriptive, developed in the school context through group interviews and, on classroom context, by participant observation. he study’s results show evidence that this kind of tasks has influences on professional practice, demanding a deeper knowledge of the mathematical issues and changing the teachers role, who now assume the attitude of a guide in promoting learning. Moreover, these tasks promote the development of children’s learning skills establishing the basis for the next stage and constituting a link between different school levels. Collaborative works allows the discovery of new ways of thinking and facing problems, being valued on a positive way as a mean of promoting the connection between school levels, and to contribute for the professional development of teachers.
Description: Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3201
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc095732_tm_maria_joao_lucena.pdf8.84 MBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_capa.pdf297.87 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_resumo.pdf39.64 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_indice.pdf9.67 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_agradecimentos.pdf21.06 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_I_guiao1.pdf42.33 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_II_guiao2.pdf35.65 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_III_guiao3.pdf40.31 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_IV_questionario1a.pdf66.42 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_V_analise_dos_questionarios.pdf69.55 kBAdobe PDFView/Open
ulfc095732_tm_VI_analise_encontro_reflexao.pdf49.11 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE