Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32235
Título: Orbelino Geraldes Ferreira e a “escola ativa”: tradição pedagógica e prescrição didática no Portugal de meados do século XX
Autor: Pintassilgo, Joaquim
Palavras-chave: Tradição pedagógica
Escola ativa
Data: 2016
Editora: Civilização Brasileira
Citação: Pintassilgo, J. (2016). Orbelino Geraldes Ferreira e a “escola ativa”: Tradição pedagógica e prescrição didática no Portugal de meados do século XX. In A. C. Gomes, & P. S. Hansen (Orgs.). Intelectuais mediadores: Práticas culturais e ação política (pp. 148-173). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Resumo: Este texto toma como ponto de partida o percurso biográfico de Orbelino Geraldes Ferreira (1914·1965), professor do ensino primário, formador de professores, autor de manuais, designadamente de didática, de artigos e de ensaios sobre educação, um dos quais contendo o relato de uma viagem pedagógica ao Brasil. Do ponto de vista ideológico, as posições de Orbelino Ferreira estão muito próximas da ortodoxia salazarista, por exemplo, no que se refere ao culto da pátria e do império. Estamos, de alguma maneira, perante um "intelectual orgânico" do regime autoritário e divulgador de algumas das suas principais referências axiológicas. Do ponto de vista pedagógico, Orbelino Ferreira mostra-se um adepto das concepções da chamada "escola ativa", entendida aqui como uma interpretação católica e conservadora dos postulados da Escola Nova. Como autor de manuais de grande circulação para a formação de professores, Orbelino Ferreira desempenhou um importante papel na fixação de uma tradição pedagógica e na prescrição de um conjunto de práticas aos futuros professores. As obras e o seu autor ocuparam, assim, nos anos 40 e 50 do século XX, um importante lugar de poder no que diz respeito à legitimação de uma dada norma pedagógica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32235
ISBN: 978-85-200-1304-5
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Intelectuais Mediadores JP.pdf926,39 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.