Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32638
Título: PISA - Programme for International Student Assessment: Um Instrumento de Regulação da Educação: Compilação de Estudos (2008-2017)
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Conhecimento pericial
OCDE
PISA
Políticas educativas
Regulação da educação
Data: Dez-2017
Editora: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Citação: Carvalho, L. M. (Org.). (2017). PISA - Programme for International Student Assessment: Um instrumento de regulação da educação: Compilação de estudos: 2008-2017. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Relatório da Série N.º: Estudos e ensaios;
Resumo: Os cinco textos reunidos neste e-book, gerados na sequência de estudos realizados no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 2008 e 2017, tratam o Programme for International Student Assessment (PISA) enquanto instrumento de regulação baseado no conhecimento. Tomando-o como um analisador de continuidades e mudanças nos processos de regulação política e social da educação, os textos respondem, por isso, a uma interrogação comum e central: como participa o PISA nos processos de ordenação, coordenação e controlo do setor da educação? Consequentemente, os textos versam fenómenos relacionados com a produção, a circulação e o uso ativo de racionais, de resultados e de análises gerados no contexto do PISA. O primeiro texto apresenta os principais elementos do quadro concetual que orienta o conjunto dos estudos. Os segundo e terceiro textos abordam o tema da regulação transnacional da educação, analisando os elementos cognitivos e normativos sobre educação que o PISA ativa, bem como a evolução observada nos modos de intervenção da OCDE, desde 2000, no que respeita a modalidades de produção, de troca e de difusão de conhecimento pericial. Os textos quatro e cinco versam as apropriações do PISA nos contextos nacionais: um, considera os processos de reinterpretação e de recontextualização presentes na circulação dos resultados do PISA em vários países europeus, ao longo de seus três primeiros ciclos; outro, a trajetória da receção do PISA, em Portugal, entre 2000 e 2015.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32638
ISBN: 978-989-8753-40-3
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/pisa-programme-for-international-student-assessent-um-instrumentro-de-regulacao-da-educacao-compilacao-de-estudos-2008-2017
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PISA.pdf3,93 MBPDFVer/Abrir
PISA.epub2,32 MBAdobe Digital EditionsVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.