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Título: A utilidade da educação de adultos: a aprendizagem ao longo da vida na União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal
Autor: Guimarães, Paula
Palavras-chave: Política pública de educação de adultos
União Europeia
Portugal
Aprendizagem ao longo da vida
Data: 2016
Editora: Universidade Federal de São Carlos
Citação: Guimarães, P. (2016). A utilidade da educação de adultos: a aprendizagem ao longo da vida na União Europeia e a política pública de educação e formação de adultos em Portugal. Laplage em Revista, 2(1), 36-50. doi: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621118p.36-50
Resumo: Neste artigo, procura-se discutir sentidos dominantes nos últimos anos nas políticas públicas de educação de adultos em Portugal. Para tal, num primeiro momento, esclarece-se as finalidades contidas nas orientações da União Europeia para a aprendizagem ao longo da vida. Num segundo, abordam-se as reinterpretações efetuadas nas políticas públicas nacionais de educação de adultos nas últimas duas décadas. Conclui-se destacando a influência da União Europeia nos discursos políticos portugueses, bem como a progressiva importância atribuída ao carácter utilitário da educação de adultos relativamente ao desenvolvimento económico e à gestão de recursos humanos, enquanto se registam cada vez menos sentidos humanistas e de educação crítica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32782
DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201621118p.36-50
ISSN: 2446-6220
Versão do Editor: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/118
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