Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32838
Título: Cursos de educação formação : uma estratégia de certificação e qualificação de jovens
Autor: Silva, Cesário António Gonçalves da, 1963-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2006
Formação profissional
Escolaridade obrigatória
Insucesso escolar
Abandono escolar
Data de Defesa: 2006
Resumo: Os resultados do estudo que agora se apresentam devem ser entendidos como um contributo para o conhecimento e reflexão sobre a existência de modalidades de educação formação, alternativas ao ensino regular, que funcionam numa Escola Secundária, e compreender de que forma estas alternativas se constituem como estratégia de certificação e qualificação de jovens com insucesso e/ou em risco de abandono escolares. A forma como a escola se organiza para oferecer os Cursos de Educação Formação, o modo como as equipas pedagógicas constroem, desconstroem e implementam o currículo, associado aos impactes que o funcionamento destes cursos pode ter nos alunos, nos professores, nos pais e encarregados de educação e nos empresários que directamente se envolvem no processo de implementação destes cursos, constituiu o alvo central deste projecto. A opção metodológica recaiu numa abordagem qualitativa, assente num design de estudo de caso, onde o recurso a entrevistas aos alunos, professores, Presidentes dos Conselhos Pedagógico e Executivo e empresários, constituiu o maior acervo de informação utilizada, que, depois da respectiva análise de conteúdo possibilitou a descrição, análise e interpretação dos dados integrados neste trabalho. Apesar da escola em apreço apresentar factores inovadores ao nível do seu modelo organizacional, é na forma como esta se apropriou dos Cursos de Educação Formação e os implementa que residem alguns dos trunfos de sucesso desta medida. De facto, quando lançadas a nível nacional, pretendem ser a resposta às elevadas taxas de insucesso e abandono escolares, mas só fazem sentido quando transpostas para os contextos locais onde é possível, em resultado de um conhecimento mais próximo, actuar com maior eficiência cumprindo a Escola a sua função social tão aspirada pela sociedade.
The results of the study that are shown must be understood as a contribution to the knowledge and reflection about the existence of modalities of education and training, alternatives to the regular instruction that run in a Secondary School, and to understand the way the alternatives are established as a strategy of certification and qualification of unsuccessful youngsters and/or at risk of school abandonment. The way the school organizes itself to offer the Education and Training Courses, the way the pedagogical teams set up, unset up and implement the curriculum associated to the impacts the running of these courses can have on students, teachers, parents and other persons in charge and on businessmen that take part directly in the process of implementation of these courses was the main target of this project. The methodological option fell on a qualitative approach based on a design of study case, in which the resort to interview students, teachers, Heads of Pedagogical and Directive Boards and businessmen constituted most of the useful information whose contents after being studied, enabled the description, analysis, and interpretation of the data integrated in this work. Although the school in question presents innovative factors concerning its organizational model, it is in the way it took for itself the Education and Training Courses and implements them that are some of the sucessful chances of this measure. Indeed, when launched at national level they aim at being the answer to the high rate of school failure and abandonment, but they only make sense when transferred to the local contexts where, resulting from a closer knowledge, it is possible to act more efficiently so that school can fulfil its social duties, very much hoped by society.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006
URI: http://hdl.handle.net/10451/32838
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp027646_tm.pdf9,03 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.