Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/32838
Título: | Cursos de educação formação : uma estratégia de certificação e qualificação de jovens |
Autor: | Silva, Cesário António Gonçalves da, 1963- |
Orientador: | Fernandes, Domingos, 1953- |
Palavras-chave: | Teses de mestrado - 2006 Formação profissional Escolaridade obrigatória Insucesso escolar Abandono escolar |
Data de Defesa: | 2006 |
Resumo: | Os resultados do estudo que agora se apresentam devem ser entendidos
como um contributo para o conhecimento e reflexão sobre a existência de
modalidades de educação formação, alternativas ao ensino regular, que
funcionam numa Escola Secundária, e compreender de que forma estas
alternativas se constituem como estratégia de certificação e qualificação de
jovens com insucesso e/ou em risco de abandono escolares.
A forma como a escola se organiza para oferecer os Cursos de Educação
Formação, o modo como as equipas pedagógicas constroem, desconstroem e
implementam o currículo, associado aos impactes que o funcionamento destes
cursos pode ter nos alunos, nos professores, nos pais e encarregados de educação
e nos empresários que directamente se envolvem no processo de implementação
destes cursos, constituiu o alvo central deste projecto.
A opção metodológica recaiu numa abordagem qualitativa, assente num
design de estudo de caso, onde o recurso a entrevistas aos alunos, professores,
Presidentes dos Conselhos Pedagógico e Executivo e empresários, constituiu o
maior acervo de informação utilizada, que, depois da respectiva análise de
conteúdo possibilitou a descrição, análise e interpretação dos dados integrados
neste trabalho.
Apesar da escola em apreço apresentar factores inovadores ao nível do seu
modelo organizacional, é na forma como esta se apropriou dos Cursos de
Educação Formação e os implementa que residem alguns dos trunfos de sucesso
desta medida. De facto, quando lançadas a nível nacional, pretendem ser a
resposta às elevadas taxas de insucesso e abandono escolares, mas só fazem
sentido quando transpostas para os contextos locais onde é possível, em resultado
de um conhecimento mais próximo, actuar com maior eficiência cumprindo a
Escola a sua função social tão aspirada pela sociedade. The results of the study that are shown must be understood as a contribution to the knowledge and reflection about the existence of modalities of education and training, alternatives to the regular instruction that run in a Secondary School, and to understand the way the alternatives are established as a strategy of certification and qualification of unsuccessful youngsters and/or at risk of school abandonment. The way the school organizes itself to offer the Education and Training Courses, the way the pedagogical teams set up, unset up and implement the curriculum associated to the impacts the running of these courses can have on students, teachers, parents and other persons in charge and on businessmen that take part directly in the process of implementation of these courses was the main target of this project. The methodological option fell on a qualitative approach based on a design of study case, in which the resort to interview students, teachers, Heads of Pedagogical and Directive Boards and businessmen constituted most of the useful information whose contents after being studied, enabled the description, analysis, and interpretation of the data integrated in this work. Although the school in question presents innovative factors concerning its organizational model, it is in the way it took for itself the Education and Training Courses and implements them that are some of the sucessful chances of this measure. Indeed, when launched at national level they aim at being the answer to the high rate of school failure and abandonment, but they only make sense when transferred to the local contexts where, resulting from a closer knowledge, it is possible to act more efficiently so that school can fulfil its social duties, very much hoped by society. |
Descrição: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/32838 |
Designação: | Mestrado em Ciências da Educação |
Aparece nas colecções: | FPCE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfp027646_tm.pdf | 9,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.