Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/32929
Título: Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções
Autor: Caetano, Ana Paula
Palavras-chave: Pensamento dos professores
Ética
Emoções
Intuição
Data: 2011
Editora: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Citação: Caetano, A. P. (2011). Pensamento ético dos professores – o lugar da intuição e das emoções. Revista Portuguesa de Pedagogia, extra-série, 125-133.
Resumo: Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deon-tológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/32929
ISSN: 0870-418X
Versão do Editor: http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1310/758
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