Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33177
Título: Um conto popular e dois romances tradicionais nas memórias de uma contadora de estórias da Ponta Delgada, concelho de S. Vicente, ilha da Madeira (Portugal)
Autor: Nunes, Naidea
Palavras-chave: Memórias
Contos e romances tradicionais
Tradição oral
Cultura popular da Madeira e do Porto Santo
Português falado no Arquipélago da Madeira
Data: 2016
Editora: Universidade da Madeira/CIERL
Citação: Nunes, Naidea (2016): 2016: «Um conto popular e dois romances tradicionais nas memórias de uma contadora de estórias da Ponta Delgada, ilha da Madeira (Portugal)», PensarDiverso nº 5. Memórias, Revista de Estudos Lusófonos, Universidade da Madeira/CIERL, pp. 90-135
Resumo: Recolhemos um conto popular e dois romances orais tradicionais da boca de uma contadora de estórias de 97 anos da Ponta Delgada, concelho de S. Vicente, na ilha da Madeira (Portugal). A arte de contar estórias exige muito de memória e o dom de contar imagens e dar vida a uma narrativa entremeada de falas no discurso direto, com ritmo e vivacidade. Centraremos a nossa atenção no aspeto discursivo da linguagem na transmissão oral das estórias que passam, através da memória, de geração em geração, sendo modificadas a partir da própria realidade de vida do quotidiano da contadora de estórias e dos seus escutadores que lhe dão nova vida no momento da recitação. Mencionaremos as principais variantes das diferentes versões madeirenses das estórias, enquanto variações narrativas inseparáveis da própria linguagem, traduzindo a antiguidade desta tradição oral popular, mas também o papel da memória, na transmissão e consequente transformação da narrativa. Daí a literatura oral ou popular também ser denominada “literatura memorial”, porque esta existe no fio da memória de quem conta e de quem ouve. As suas características advêm da própria natureza da transmissão oral, com a riqueza das variantes linguístico-discursivas e as elipses ou omissões e adições que resultam das transformações das estórias no tempo e no espaço.
URI: http://hdl.handle.net/10451/33177
ISSN: 1647-3965
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016_Um Conto Popular e Dois Romances Tradicionais_Naidea Nunes.pdf433,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.