Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33399
Título: O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
Autor: Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-
Orientador: Almeida, Marta Mateus de, 1966-
Palavras-chave: Acção educativa
Avaliação
Práticas pedagógicas
Clima organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Data de Defesa: 2018
Resumo: O presente relatório descreve o meu percurso no estágio curricular na Inspeção-Geral da Educação e Ciência, com a duração de nove meses e realizado no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Organização e Gestão da Educação e Formação. Pretendo através deste revelar as aprendizagens, experiências e competências que desenvolvi no ramo do Programa de Avaliação Externa de Escolas. O respetivo relatório apresenta como tema “O Acompanhamento da Ação Educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas” e encontra-se dividido em três capítulos que se complementam com um conjunto de anexos. O primeiro capítulo diz respeito à caracterização da IGEC e respectiva cultura e clima organizacional. O segundo capítulo diz respeito ao projeto de investigação desenvolvido, que tem como foco perceber em que medida a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa é importante na melhoria das práticas pedagógicas. Em resposta a esta problemática, foram definidos e trabalhados três eixos de análise, nomeadamente a caracterização da atividade de AAE, o seu desenvolvimento e os ganhos obtidos. O terceiro capítulo refere-se às atividades desenvolvidas durante o estágio, onde se procuram descrever as tarefas realizadas e refletir sobre as aprendizagens e competências adquiridas. Para o alcance dos objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem naturalista, em que as técnicas de recolha de dados passaram pela análise documental, a observação participante, a entrevista semiestruturada e respetiva análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender o papel da IGEC nas escolas portuguesas.
The following report describes my work during the curricular internship that took place at IGEC, for a period of 9 months and was part of the 2nd year of the Masters Degree (...). My purpose is to reveal the knowledge, experiences and skills I was allowed to develop by working under the branch of (Programa de Avaliação Externa de Escolas. This report’s subject-matter is “(Acompanhamento da Ação Educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas)” and is divided into 3 chapters that should be complemented with a set of appendages. The first chapter accounts for the characterization of IGEC, its culture and organisational methodology. The second chapter reports the research project itself. Its goal was to understand to what extent the activity of AAE is important to the improvement of pedagogical practices. In order to approach this issue, 3 axis of analysis were created: characterization of AAE’s activity, its development and what gains it has produced. The third chapter depicts the activities that were developed during this internship, with full description of the tasks performed and a reflection about the knowledge and skills that were acquired. To fulfill all the proposed goals, a naturalistic approach took place, where data collection went through document analysis, participating observation, semi structured interview and its content evaluation. This work allowed me to better understand the role of IGEC in the portuguese schools.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/33399
Designação: Mestrado em Educação e Formação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie052891_tm_tese.pdf949,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie052891_tm_anexos.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie052891_tm_anexo5.pdf910,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.