Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33418
Título: "As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da história
Autor: Rocha, Leonor Graça
Orientador: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Palavras-chave: Aprendizagem
Arte
História
Cultura artística
Século XX
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: O presente trabalho pretende demonstrar a importância que a Arte pode ter para o ensino da História em contexto de sala de aula. A educação permite o desenvolvimento intelectual e, como entendemos que a Arte também fornece o fluxo de criatividade, acreditamos que, quando ambos são usados no mesmo contexto, podem resultar no ensino e na sensibilidade estética de um cidadão, bem como na consolidação de valores e respeito pela diversidade cultural, o que pode levar a uma aprendizagem mais significativa. O período lecionado, As Transformações Sociais e Culturais do Terceiro Quartel do Século XX, bem como o conhecimento de conceitos essenciais em História, foram o horizonte ideal para nos ajudar a transmitir conteúdos, através de documentos iconográficos, sem esforço acrescido por parte dos alunos, mas para quem o estudo da História se mostra tantas vezes desinteressante. Concluímos que a informação apresentada e assente em dois requisitos imediatos, enriquecer e firmar o conhecimento dos discentes e contribuir para aumentar um bom resultado final, pode ser a resposta – entre outras variáveis não abordadas - que procurámos para alcançar o objetivo de uma escola com alunos motivados.
The following work tries to demonstrate the importance of how Art can have in a General History Course, under a academical teaching environment. Education enables the intellectual development and, as our understanding that Art also provides the flow of creativity, we believe that when both are used in the same context, it can result in the teaching and aesthetic sensibility of a citizen as well as in the consolidation of values and respect for cultural diversity, which might lead to a more significant learning. Under the thought period “As Transformações Sociais e Culturais do Terceiro Quartel do Século XX” [The Social and Cultural Transformations of the 3rd Quarter of the XX century] as well as the essential conceptualizations of Historical Knowledge were the perfect setting to help transmitting its contents, through iconographic documentation, without added effort from the part of the students which usually classify History Studies somewhat disinteresting. We concluded that the information gathered is placed under two main immediate requirements: enriching and solidifying the knowledge of the students which contributes to yield a better positive result, can be the answer, among various other not-studied variables, to reach the goals placed by the school with motivated students.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/33418
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie052239_tm.pdf19,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.