Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33418
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951--
dc.contributor.authorRocha, Leonor Graça-
dc.date.accessioned2018-05-16T15:33:25Z-
dc.date.available2018-05-16T15:33:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/33418-
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017pt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho pretende demonstrar a importância que a Arte pode ter para o ensino da História em contexto de sala de aula. A educação permite o desenvolvimento intelectual e, como entendemos que a Arte também fornece o fluxo de criatividade, acreditamos que, quando ambos são usados no mesmo contexto, podem resultar no ensino e na sensibilidade estética de um cidadão, bem como na consolidação de valores e respeito pela diversidade cultural, o que pode levar a uma aprendizagem mais significativa. O período lecionado, As Transformações Sociais e Culturais do Terceiro Quartel do Século XX, bem como o conhecimento de conceitos essenciais em História, foram o horizonte ideal para nos ajudar a transmitir conteúdos, através de documentos iconográficos, sem esforço acrescido por parte dos alunos, mas para quem o estudo da História se mostra tantas vezes desinteressante. Concluímos que a informação apresentada e assente em dois requisitos imediatos, enriquecer e firmar o conhecimento dos discentes e contribuir para aumentar um bom resultado final, pode ser a resposta – entre outras variáveis não abordadas - que procurámos para alcançar o objetivo de uma escola com alunos motivados.pt_PT
dc.description.abstractThe following work tries to demonstrate the importance of how Art can have in a General History Course, under a academical teaching environment. Education enables the intellectual development and, as our understanding that Art also provides the flow of creativity, we believe that when both are used in the same context, it can result in the teaching and aesthetic sensibility of a citizen as well as in the consolidation of values and respect for cultural diversity, which might lead to a more significant learning. Under the thought period “As Transformações Sociais e Culturais do Terceiro Quartel do Século XX” [The Social and Cultural Transformations of the 3rd Quarter of the XX century] as well as the essential conceptualizations of Historical Knowledge were the perfect setting to help transmitting its contents, through iconographic documentation, without added effort from the part of the students which usually classify History Studies somewhat disinteresting. We concluded that the information gathered is placed under two main immediate requirements: enriching and solidifying the knowledge of the students which contributes to yield a better positive result, can be the answer, among various other not-studied variables, to reach the goals placed by the school with motivated students.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectCultura artísticapt_PT
dc.subjectSéculo XXpt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017pt_PT
dc.title"As transformações sociais e culturais do terceiro quartel do século XX" : a arte no processo de aprendizagem da históriapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT
dc.identifier.tid201916509-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie052239_tm.pdf19,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.