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dc.contributor.advisorRego, Domingos, 1965--
dc.contributor.authorCarvalho, Susana Cristina Ferreira de, 1990--
dc.date.accessioned2018-05-16T15:54:19Z-
dc.date.available2018-05-16T15:54:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-10-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/33421-
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017pt_PT
dc.description.abstractO relatório de Prática de Ensino Supervisionada Ver-se ao espelho: autorretrato e a busca da identidade foi elaborado a partir de uma intervenção pedagógica, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A durante o 2º período letivo, numa turma do 12º ano da Escola Secundária da Portela, em Lisboa. Os módulos trabalhados em estágio tiveram em consideração o desenvolvimento de conteúdos a nível da prática do desenho: linha, trama, mancha, contraste, cor, repetição, distorção, simplificação e sugestão do espaço. O objetivo da unidade didática prendeu-se com a evolução das competências do aluno, perante uma observação mais atenta, consciente e apurada, através do “saber ver” no desenho e na busca da própria identidade; aprendizagem da gestão do tempo para cada exercício e a experimentação e aperfeiçoamento de várias técnicas em diferentes materiais. Na primeira parte, referente ao enquadramento teórico, apresentam-se os principais conceitos: Autorretrato, Autorrepresentação, Espelho, Identidade e Desenho. Concebe-se um levantamento de obras com os referidos conceitos patentes ao longo da história de arte. Justifica-se a respetiva importância aplicada ao contexto dos alunos, adotando um cariz motivacional de inserção na atual cultura dos jovens. Na segunda parte, elabora-se o contexto escolar, nomeadamente no que respeita à descrição histórica e geográfica e ao espaço físico, projeto educativo, organização escolar e curricular e caracterização socioeconómica dos alunos da escola e da turma. Na terceira parte, integra-se a unidade didática, desenvolvida especificamente para a turma descrita, apresenta-se uma planificação e analisa-se o processo de aprendizagem em sala de aula e os resultados obtidos, concluindo-se com uma reflexão sobre os mesmos.pt_PT
dc.description.abstractThe report on the supervised teaching practice Self-portrait: into the looking glass seeking one’s identity has been developed on a teaching approach included in the Master Degree Practice on Visual Arts Teaching, in the context of the school subject Drawing A, in the course of the 2nd school term of a 12th grade class at Portela High School, in Lisbon. On the approach to the modules in the teaching practice, I considered developing contents at the drawing practice level: line, stain, contrast, colour, repetition, distortion, simplification and suggestion of space. I aimed at the development of student competences in terms of: a more attentive, conscious and minute observation, through an act of “grasping the meaning” in the drawing and in the search for self-identity; time management learning for each exercise and the experimentation and perfecting of different techniques according to different materials. In the first part, referring to the theoretical frame, the main concepts are presented – self-portrait, self-representation, mirror, identity and drawing. A set of works containing these concepts are aluded to and presented in the context of the history of art. Their importance is explained according to the students’ context, whose motivational caracter has been englobed in the current youth culture. The second part is concerned with the school context characterization, namely the school historical, geographical and physical grounds, educational agenda, school and curricula organization and socio-economical status of the students in the class and in the school. The teaching unit is the topic of the third part of this report. It was developped specifically for the class described. A plan was outlined and the learning process in the classroom as well as the outcome was analized, resulting in a final reflexive conclusion.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_PT
dc.subjectEspelhopt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017pt_PT
dc.titleVer-se ao espelho : autorretrato e a busca da identidadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT
dc.identifier.tid201916371-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
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