Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33422
Título: Ensino clínico de qualidade no ensino superior em enfermagem : estudo exploratório
Autor: Almeida, Miriam Rodrigues Gonçalves, 1975-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2006
Ensino da enfermagem
Qualidade
Data de Defesa: 2006
Resumo: Este trabalho insere-se num projecto de investigação realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Pedagogia do Ensino Superior. O objectivo geral do estudo é conhecer as representações dos docentes orientadores acerca do Ensino Clínico em Enfermagem, mais precisamente sobre os critérios de qualidade no Ensino Clínico em Enfermagem por eles invocados. O estudo foi sustentado por uma abordagem qualitativa e tem uma intenção exploratória. A investigação abrangeu docentes das quatro escolas de enfermagem públicas de Lisboa, implicados na orientação de alunos de 4º ano. A técnica utilizada para a recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada e os dados foram sujeitos a análise de conteúdo. Os dados analisados apontam para as seguintes conclusões: O Ensino Clínico em Enfermagem é percebido como um espaço que favorece o desenvolvimento de competências, nomeadamente as de âmbito técnico e relacional, sendo encarado também como um espaço de produção/aquisição de conhecimento específico, para além de permitir aplicar conhecimento já adquirido na componente teórica. Relativamente aos critérios de qualidade do Ensino Clínico, foram identificados vários indicadores que parecem influenciar a sua eficácia. A Selecção e recrutamento criteriosos dos orientadores locais, entendidos como o tutor e facilitador, como modelo de prática e como incentivador do desenvolvimento do aluno; a articulação entre docentes orientadores e orientadores locais; a generalização de parcerias, das quais resultaria um melhor acompanhamento do docente orientador e a escolha de locais de Ensino Clínico de reconhecida qualidade; a visão holística do cuidar e uma boa organização curricular dos Ensinos Clínicos, parecem ser dimensões que na opinião dos entrevistados, favorecem um Ensino Clínico de qualidade. Em síntese, os docentes entrevistados reconhecem a importância do Ensino Clinico na formação dos alunos do curso de licenciatura em Enfermagem, identificando diferentes dimensões que podem influenciar/condicionar a qualidade desejada, devendo, por isso, ser reflectidos pelos intervenientes na concepção e execução do Ensino Clínico.
This study inserts itself in an investigation project produced in the ambit of the Educational Ciencies Master course, in the area of higher Education Pedagogy specialization. The general goal of this study is to know the teachers representation about the Clinical Education in Nursing, more precisely about the quality criterious in Clinical Nursing Education by them invocated. The study was sustained by a qualitative approach and has an exploratory intention. The investigation included teachers of four public nursing schools in Lisbon implied in orientation of 4th year students. The utilized technique for data gathering was a semi-structured interview and data was exposed to content analysis. The analysed data point to the following conclusion: The Clinical Nursing Education is understood like a space that favors the competence development, namely the ones in the relationship and technical ambit, being also faced like a space of production/aquisition of specific knowledge, and also allowing, the aplication of knowledge already acquired in the theoretic component. Relatively to the quality criterion of Clinical Education, there were several indicators identified that seem to influence its effectiveness. There wise selection and recruitment of the perceptor, understood like the tutor and facilitator, like practice model and like student development incentivator; the articulation between teachers and perceptors; the generalization of partnerships, resulting in a better attendance of the teachers and the choice of the place of Clinical Education of recognized quality; the holistic vision of caring and a good curricular organization of the Clinical Education, seem to be dimension that in the interviewed opinion, favor a quality Clinical Education. In synthesis, the interviewed teachers recognize the Clinical Education importance in the student education in the Nursing degree of licentiate, identifying different dimension that can influence/condition the desired quality, and it shoud be reflected by the intervenients in the conception of the Clinical Nursig Education.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Pedagogia do Ensino Superior), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, 2006
URI: http://hdl.handle.net/10451/33422
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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