Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33586
Título: Gapar ou não gapar, importa explorar e apoiar! A influência de atividades exploratórias e de suporte na transição e adaptação ao ensino superior
Autor: Almeida, Bruno Miguel Rocha
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Ensino superior
Transição
Adaptação
Bem-estar
Adaptabilidade
Auto-eficácia
Teses de mestrado - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: A adaptação no ensino superior é crítica pelas implicações no sucesso, satisfação e bem-estar do aluno mas também pelas próprias repercussões que assolam as instituições e o próprio desenvolvimento do país. As questões da transição e adaptação são entendidas num quadro multidimensional, com presença de variáveis sociodemográficas, pessoais e institucionais. Este trabalho considera o bem-estar e os resultados académicos como indicadores de adaptação e explora fatores que representam oportunidades de desenvolvimento pessoal e exploração vocacional, no planeamento de vida e da carreira. São objetivos da investigação analisar bem-estar e resultados escolares dos estudantes do ensino superior, considerando um conjunto de variáveis que a literatura tem sinalizado como determinantes da adaptação e sucesso. Os participantes são 273 estudantes do sexo feminino (n = 223) e masculino (n = 50), inscritos no 1º (n = 156) e 2º ano (n = 157) de instituições portuguesas de ensino superior, que responderam à Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Desenvolvimento e Bem-Estar, Escala de Auto-Eficácia Geral e Questionário de Ajustamento e Adaptação ao Ensino Superior. Nos resultados, salientam-se as boas qualidades psicométricas de alguns destes instrumentos (variando a precisão entre .66 e .92), o efeito de variáveis como sexo, idade, desempenho de atividades extracurriculares e ainda os dados da regressão múltipla que explicam quer o sentimento de bem-estar quer o desempenho académico em função de adaptabilidade de carreira e fatores de adaptação. São discutidas implicações no desenvolvimento e sucesso do aluno, bem como na rentabilização dos recursos das instituições.
Adapting to higher education is critical not only for its implications on student’s success, satisfaction and well-being, but also for the repercussions that unfold for higher education institutions and the country’s own development. The subjects of transition and adaptability are understood in a multidimensional frame, involving personal, institutional and sociodemographic variables. This study considers well-being and academic achievement (grades) as indicators of adaptation and explores factors that represent opportunities for personal development and vocational exploration, on life and career planning. This study’s objectives are to analyze well-being and academic achievement of higher education students, considering a set of variables that have been proposed by relevant research as determining adaptation and success. The participants are 273 female (n = 223) and male (n = 50) students, enrolled in the 1st (n = 156) and 2nd (n = 157) years of portuguese higher education institutions, that answered the portuguese versions of the Career Adapt-Abilities Scale, Flourishing Scale and General Self-Efficacy Scale, and the Adjustment and Adaption to Higher Education Questionnaire. The results show good psychometric qualities for some instruments (precision between .66 and .92), the effects of variables like sex, curricular year, involvement in extracurricular activities and also data from multiple regression that explain the perception of well-being as well as academic achievement, considering career adaptability and adaptation factors. Implications for student’s development and success are discussed, as well as the importance of educational institutions resources.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/33586
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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