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Title: A avaliação externa de escolas: quando um agrupamento pretende uma escola de qualidade...
Authors: Gonçalves, Maria José Broeiro
Advisor: Sousa, Florbela Luiz de
Keywords: Avaliação externa
Melhoria educacional
Liderança escolar
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: O presente estudo procurou compreender o processo de avaliação externa da IGE ocorrido em 2007/2008 num Agrupamento Vertical de Escolas de Lisboa e o impacto que a publicação do seu relatório teve na comunidade educativa. Assim, foram objecto de estudo as alterações de práticas, as melhorias e os planos de acção desenvolvidos pelo Agrupamento em 2008/2009, tendo em vista a superação dos pontos fracos e dos constrangimentos apontados. As dimensões de análise incluíram os processos de avaliação de escolas, onde se enquadra a avaliação externa, a prestação de contas a que as escolas estão sujeitas, a procura da qualidade educacional; o papel da liderança e da cultura de escola e, ainda, a promoção da melhoria nas escolas deste Agrupamento. Neste estudo de caso recorreu-se à pesquisa e análise documental, à observação e à entrevista. Participaram no estudo o ex-Presidente do Conselho Executivo, a ex-Presidente do Concelho Pedagógico e um membro da antiga Assembleia do Agrupamento de Escolas que no momento, fazia parte do Conselho Geral Transitório. Os resultados indiciam uma melhoria de quase todos os pontos fracos e constrangimentos indicados, mas, o Agrupamento não apresentou um plano formal estruturado de melhoria, apresentando como justificação as alterações legislativas e estruturais registadas neste ano: a alteração do órgão da Assembleia do Agrupamento de Escolas para Conselho Geral Transitório; o processo de eleição do Director do Agrupamento de Escolas; e a avaliação de desempenho docente. Contudo, no projecto do actual Director já foi definido um plano de acção, para os próximos quatro anos, que contemplou as sugestões indicadas pela IGE. Como conclusão, é de salientar a importância deste modelo de avaliação externa implementado pela IGE, na promoção da reflexão e no desenvolvimento de planos de qualidade e melhoria nas Escolas Portuguesas.
This study intended to understand the process of external school evaluation by the Portuguese inspectorate, in a Vertical School Cluster in Lisbon, and the impact of its report in the educational community. Thus, the changes in the practices, the improvements and the action plans developed by this school cluster, for the overcoming of the weak issues and the constraints, were studied in the year 2008/2009. The analysis included the school evaluation processes, mainly, the external evaluation, the accountability demanded on the schools, the search for educational quality, the role of leadership, the culture of the school and, also, the improvement developed in these schools. Methodologically, the research focused on document analysis, observation and interviews. As participants, the study chose to interview the former Presidents of the Executive and Pedagogical Councils, as well as a member of the former Assembly, who at the moment of data collection, was a member of the Transitory General Council. The results indicate an improvement in most of the weak issues and constraints pointed out by the inspection, but there was no formal structured plan for the improvement of the whole school cluster. The fact was justified with the changes that occurred in the legislation that regulate the school structures and the changes in the different bodies, as well as the several election processes for different school positions, besides the introduction of the teaching assessment process. However, the new Director presented a development project including an action plan with measures to respond to all the inspection suggestions. The study conclusions emphasise the importance of the current model for the evaluation of schools, implemented by IGE for the development of reflexive strategies and the promotion of quality and improvement plans in the Portuguese schools.
Description: Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3375
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