Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/33856
Título: A influência familiar no abandono escolar dos alunos de ascendência africana
Autor: Nunes, Adelino Victor, 1949-
Orientador: Vilas-Boas, Maria Adelina, 1938-
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2004
Abandono escolar
Minorias étnicas
Integração social
Educação intercultural
Data de Defesa: 2004
Resumo: Estudos levados a cabo revelam que, nas últimas décadas, milhares de alunos abandonam a escola, anualmente, sem completar os nove anos de escolaridade obrigatória, sendo a incidência do abandono escolar mais acentuada nas minorias étnicas de origem africana. Tendo em vista identificar os factores que estão na base do abandono escolar dos alunos de descendência africana a residir em Portugal, este estudo desenvolveu-se a partir de três questões básicas: 1. Será que o abandono escolar se deve à influência familiar em consequência de desigualdades sócio-culturais ou desvantagens educativas? 2. Que influência tem a sua natureza étnica/cultural e respectiva relação com os pares? 3. Até que ponto a escola veicula um currículo adequado a este tipo de alunos, favorecendo o seu interesse e motivação pelas actividades escolares? Procedeu-se a uma abordagem das temáticas que mais parecem influenciar o processo de integração escolar, nomeadamente a influência das famílias, problemas de aculturação e identidade cultural, o processo de inserção social e a educação intercultural. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa com recurso ao design do grupo critério, tendo sido feita uma recolha directa de dados numa escola básica 2,3 e realizado um inquérito aos alunos que constituem a amostra da população alvo. Existem estudos que defendem que os alunos provenientes de minorias étnicas/culturais podem rejeitar a escola por razões de inversão cultural. No entanto, neste estudo, pode-se inferir que o seu abandono escolar se deve, principalmente, à influência familiar em virtude de muitas das suas famílias pertencerem a classes sociais baixas e desintegradas socialmente. Embora essa desintegração seja afectada por alguns traços de natureza étnica/cultural, não parece verificar-se uma inversão cultural acentuada ou rejeição da cultura dominante.
The studies carried out over the last decades have revealed that thousands of pupils abandon their studies before completing the 9th grade which is mandatory. This incidence of school abandonment is more evident among African ethnic minorities. The reason for this study was to identify fectors leading to abandonment of school pupils who are of African descent, residing in Portugal. This study was based on the following three questions: 1. Is school abandonment due to family influence in consequence of cultural differences or educative disadvantages? 2. What influence does their ethnical and cultural background and their relation to their peers? 3. To what point is the school curriculum adequate for this group of pupils when it comes to support, their interests and motivation? In this study the following areas of influence were taken into account: process of integration in school, family influence, differences in culture, cultural identity, insertion in society and intercultural education. The methodology used for this study was both quantitative and qualitative based on group criteria. Data was collected from a target group through an inquiry. There are studies which prove that pupils who come from a minority cultural group may reject education because of differences in their culture. However, it was found in this study that we could also state that school abandonment is primarily due to family influence in view of low social classes which have not been integrated in society. Although these minority groups are affected due to the fact that they have not been integrated in society because of cultural difference, it doesn't seem to prove that pupils reject the dominant culture.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização de Educação Intercultural) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2004
URI: http://hdl.handle.net/10451/33856
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp020511_tm.pdf4,96 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.