Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3392
Título: O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
Autor: Salgueiro, António Rijo, 1954-
Orientador: Barroso, João, 1945-
Palavras-chave: Gestão curricular
Projecto curricular de turma
Directores de turma
Teses de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente estudo aborda a implementação da gestão contextualizada do currículo nacional tentando perceber se a organização do trabalho dos professores e a acção do director de turma enquanto líder e gestor do projecto curricular se adequam aos pressupostos da gestão curricular flexível. Foi nosso propósito investigar uma parte específica de um contexto educativo concreto que nos é familiar, daí termos enveredado por uma investigação naturalista – estudo de caso. O estudo utiliza como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista semi-estruturada: no questionário abordamse os modos como os professores conceptualizam a gestão curricular flexível e os sentidos atribuídos ao projecto curricular de turma enquanto instrumento de autonomia pedagógica; na entrevista aborda-se o desempenho do director de turma enquanto líder e gestor do projecto curricular. O estudo permitiu-nos concluir que os professores acreditam nos propósitos e nas potencialidades do projecto de gestão curricular flexível como garante de uma escola ao serviço de todos e para todos, mas receiam que a abordagem curricular assente na diferenciação pedagógica possa ter uma influência negativa nos resultados dos alunos ao acentuar as disparidades entre os resultados da avaliação interna e os resultados da avaliação externa. Aceitam a gestão curricular flexível como uma oportunidade de crescimento profissional, mas reconhecem existirem necessidades de formação complementar como ferramenta indispensável ao desenvolvimento de projectos curriculares. Concebem o projecto curricular de turma como instrumento de contextualização do currículo nacional e resposta à diversidade dos alunos e do contexto em que exercem a sua função, mas defendem a criação de condições efectivas para a sua concepção e implementação. O estudo permitiu-nos ainda inferir a existência de algumas dificuldades dos directores de turma no desempenho do papel de líder pedagógico e de gestor do projecto curricular.
The present study examines the implementation of the contextualized administration of the national curriculum trying to understand whether the organization of teachers’ work and the action of the class director (tutor) as a leader and as a curriculum project manager are adjusted to the directions of flexible curriculum management. Our purpose was to investigate a specific part of a concrete educational context that is familiar to us, and so, from there, we have decided for a naturalistic research – case study. This empirical study uses, as instruments for data collection, the questionnaire and the semistructured interview: the questionnaire is addressed to the ways in which the teachers conceptualize the flexible curriculum management and the meanings attributed to the class curriculum project as an instrument of pedagogic autonomy; the interview deals with the performance of the class director (tutor) as a leader and curriculum project manager. This study allowed us to conclude that teachers believe in the intentions and the potentialities of the flexible curriculum management project as a guarantee of a school service of all and for all, but they fear that the approach of the curriculum based on pedagogical differentiation may have a negative influence on the results of the students by emphasizing the disparities (differences) between the results of the internal evaluation and external evaluation results. The teachers accept the flexible curriculum management as an opportunity for professional development, but they recognize that there are needs for additional training as an indispensible tool for the development of curriculum projects. They conceive the class curriculum project as a tool for contextualizing the national curriculum project and an answer to the diversity of the students and the context in which they perform their function, but they also defend the creation of proper conditions for their creation and implementation. The empirical study also allowed us to infer the existence of some difficulties of class directors (tutors) when they perform a role of pedagogical leader and manager of the curriculum project.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3392
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