Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/340

Título: O ensino e o uso do conjuntivo no terceiro ciclo em Cabo Verde: estudo de caso realizado na escola secundaria Manuel Lopes - Praia
Autor: Cunha, Maria Madalena Oliveira
Orientador: Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
Palavras-chave: Língua portuguesa - Cabo Verde
Ensino de línguas
Conjuntivo
Política linguística
Sociolinguística
Issue Date: 2009
Resumo: Neste trabalho analisamos um conteúdo gramatical - o modo conjuntivo num contexto de aprendizagem formal, seguindo duas vias: a teórica, em que fizemos uma abordagem sobre as perspectivas de vários gramáticos; a prática, que se traduz na análise de um corpus. Desenvolvemos esta análise com base nas produções escritas dos aprendentes do terceiro ciclo, na Escola Secundária Manuel Lopes, Praia, com o objectivo de fazer uma abordagem crítica respeitante ao ensino do Português Língua Segunda, em particular, ao ensino e uso do conjuntivo na supracitada língua em Cabo Verde. Com efeito, foram abordadas questões relativas às teorias de aquisição/aprendizagem segundo as perspectivas de diversos autores. A análise dos textos escritos orientou-nos para o levantamento e estudo dos erros de uso do conjuntivo e para termos uma noção do perfil sociolinguístico dos aprendentes. A descrição linguística efectuada conduziu-nos a uma reflexão sobre as formas de tratamento e de recuperação dos erros . Os resultados sugerem que o insucesso na aprendizagem do Português Língua Segunda deve-se a factores vários, entre os quais, sociolinguísticos e políticos. Nesta sequência, perspectivamos a superação de erros mediante estratégias e sugestões metodológicas para um ensino eficaz do conjuntivo em Português Língua Segunda, neste país.
This present work analyses Portuguese grammar content in context of formal learning both theoretical and practical ways where Grammatik's and corpus are underlined, respectively. Thus, written materials produced by learners at one of the secondary schools in Praia City were inspected in order to study not only the Portuguese as a second language but also the use of sub conjunctive mood in Cabo Verde. Therefore, theoretical issues of acquisition and learning were deeply discussed comparing with different authors. By analyzing the inspected written materials we identified some occurred errors regarding the use of sub conjunctive mood in Portuguese language which is very important data for a sociological understanding of the learners. Apart from that, a produced linguistic description has also shown us that we need to think about ways of processing and retrieving those errors. In other words, several factors such as sociological and politics influence negatively for a success of Portuguese learning as a second language. Nevertheless, by putting in place methodological suggestions those occurred errors might be overcame.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/340
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18159_ulfl063637_TM_capa.pdf100,72 kBAdobe PDFView/Open
18160_ulfl063637_TM_paginas_iniciais.pdf37,78 kBAdobe PDFView/Open
18161_ulfl063637_TM.pdf470,24 kBAdobe PDFView/Open
18162_ulfl063637_TM_ANEXOS.pdf18,95 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia