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Título: O ensino e o uso do conjuntivo no terceiro ciclo em Cabo Verde: estudo de caso realizado na escola secundaria Manuel Lopes - Praia
Autor: Cunha, Maria Madalena Oliveira
Orientador: Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
Palavras-chave: Língua portuguesa - Cabo Verde
Ensino de línguas
Conjuntivo
Política linguística
Sociolinguística
Data de Defesa: 2009
Resumo: Neste trabalho analisamos um conteúdo gramatical - o modo conjuntivo num contexto de aprendizagem formal, seguindo duas vias: a teórica, em que fizemos uma abordagem sobre as perspectivas de vários gramáticos; a prática, que se traduz na análise de um corpus. Desenvolvemos esta análise com base nas produções escritas dos aprendentes do terceiro ciclo, na Escola Secundária Manuel Lopes, Praia, com o objectivo de fazer uma abordagem crítica respeitante ao ensino do Português Língua Segunda, em particular, ao ensino e uso do conjuntivo na supracitada língua em Cabo Verde. Com efeito, foram abordadas questões relativas às teorias de aquisição/aprendizagem segundo as perspectivas de diversos autores. A análise dos textos escritos orientou-nos para o levantamento e estudo dos erros de uso do conjuntivo e para termos uma noção do perfil sociolinguístico dos aprendentes. A descrição linguística efectuada conduziu-nos a uma reflexão sobre as formas de tratamento e de recuperação dos erros . Os resultados sugerem que o insucesso na aprendizagem do Português Língua Segunda deve-se a factores vários, entre os quais, sociolinguísticos e políticos. Nesta sequência, perspectivamos a superação de erros mediante estratégias e sugestões metodológicas para um ensino eficaz do conjuntivo em Português Língua Segunda, neste país.
This present work analyses Portuguese grammar content in context of formal learning both theoretical and practical ways where Grammatik's and corpus are underlined, respectively. Thus, written materials produced by learners at one of the secondary schools in Praia City were inspected in order to study not only the Portuguese as a second language but also the use of sub conjunctive mood in Cabo Verde. Therefore, theoretical issues of acquisition and learning were deeply discussed comparing with different authors. By analyzing the inspected written materials we identified some occurred errors regarding the use of sub conjunctive mood in Portuguese language which is very important data for a sociological understanding of the learners. Apart from that, a produced linguistic description has also shown us that we need to think about ways of processing and retrieving those errors. In other words, several factors such as sociological and politics influence negatively for a success of Portuguese learning as a second language. Nevertheless, by putting in place methodological suggestions those occurred errors might be overcame.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/340
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