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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3411

Título: Utilização das TIC pelos professores de ciências da Cidade de Maputo
Autor: Marques, Kátia Marina da Glória Mário
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Professores de ciências
Maputo
Papel das TIC
Ensino de ciências
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Actualmente, o crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) impõe aos professores e à comunidade em geral, o desafio de integrá-las no seu quotidiano. Ao longo dos últimos anos, em Moçambique e em todo mundo, tem existido o esforço de proporcionar à comunidade educativa a utilização das TIC. É nesta perspectiva que se insere a presente investigação. A investigação pretende fornecer dados actualizados acerca do uso das TIC pelos professores de ciências, concretamente do computador ligado à Internet. Trata-se de uma investigação de natureza descritiva cuja amostra era constituída pelos professores de Biologia, Química e Física do Ensino Secundário, da cidade de Maputo, em Moçambique. A estes professores foi aplicado um questionário fechado com a finalidade de obter informações que permitissem caracterizar os professores no tocante à utilização das TIC em contexto educativo, suas atitudes e dificuldades, de modo a traçar um quadro actual da utilização das TIC.A análise dos resultados revelou que os professores mais jovens, do sexo masculino, com menos tempo na profissão, cuja formação inicial se fez no ensino universitário e que pertencem ao distrito urbano nº 1 possuem maior tendência para a utilização das TIC. Constatou-se que as TIC despertaram atitudes positivas e negativas nos professores, prevalecendo as positivas. Os professores inquiridos apontaram diversos factores condicionantes ao uso das TIC dos quais se destacaram a falta de meios técnicos (equipamento informático, salas, etc), falta de recursos humanos (técnicos de informática) e falta de formação específica e desconhecimentos para o uso das TIC com os alunos. A investigação também indicou que existem professores que não sentem a necessidade de utilizar as TIC nas suas aulas talvez devido à falta de conhecimento sobre as TIC. Decorrente dos resultados da investigação, apresentam-se sugestões de utilização do computador ligado à Internet no ensino-aprendizagem e uma proposta de workshop intitulada “Utilização das TIC no ensino de Biologia”, com o objectivo de contribuir para as futuras acções de formação contínua de professores em TIC. Para além desta, apontam-se as seguintes sugestões:- Investir em simultâneo no apetrechamento das escolas e na formação contínua dos professores em TIC.- Incluir a componente pedagógica na formação contínua de professore sem TIC.- Envolver os professores de forma activa, reflexiva e colaborativa na exploração das TIC e na produção de materiais didácticos com recurso às TIC, dotando-os das competências necessárias para o seu uso das com seus alunos.
Currently, the increasing development of Information and Communication Technologies (ICT) requires the teachers and the wider community, the challenge of integrating them in their daily lives. In recent years, Mozambique and worldwide, there is the effort to encourage the educational community to use ICT. It is within this perspective that this research is framed. The purpose of this research was to provide updated information about the use of ICT by science teachers, specifically the computer connected to the Internet. This is a descriptive investigation whose sample was 147 secondary school teachers of Biology, Chemistry and Physics in the city of Maputo, Mozambique. These teachers answered to a questionnaire with the purpose to obtain information that would characterize the teachers regarding the use of ICT in education, their attitudes and difficulties in order to draw a current use of ICT by science teachers in Mozambique. The results suggested that male younger teachers, with less time in the profession, whose training has been made in university and from the urban district number 1 have greater tendency to use ICT. It was found that ICT aroused negative and positive attitudes in teachers. Nevertheless, it was found that the positive attitudes prevailed. The teachers surveyed identified several factors conditioning the use of ICT of which highlighted the lack of technical means (such as equipment, and classrooms), the lack of human resources(computer experts) and the lack of specific training and knowledge for the use of ICT with students. The research also indicated that there are teachers who do not feel the need to use ICT in their lessons perhaps due to lack of knowledge about ICT. Resulting from the research some suggestions are presented for the use of the computer connected to the Internet in teaching and learning and a proposal for a workshop entitled "Use of ICT in the teaching of biology”, aiming at contributing to the future in-service training of teachers in ICT. Beyond this point the following suggestions:- To invest simultaneously in schools’ equipment and teachers training in ICT.- To include a pedagogical component in the training of teachers in ICT.- To involve teachers in active, reflective and collaborative approaches in the exploitation of ICT and in the production of teaching materials using ICT, giving them the necessary skills to use ICT with their students.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3411
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