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Título: A gestão dos resíduos químicos dos laboratórios escolares: um projecto educacional e ambiental
Autor: Pina, Maria Virgínia de Carvalho Frade
Orientador: Elias, Maria Elisabeth, 1947-2010
Carreira, Maria Teresa
Palavras-chave: Tratamento de resíduos químicos
Educação ambiental
Substâncias perigosas
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: No estudo das Ciências, nomeadamente da Química, tem-se tentado atribuir um papel importante à experimentação, inserindo-a no contexto do aluno para que vivencie uma teoria anteriormente estudada. A importância da abordagem experimental é auxiliar na problematização e discussão dos conceitos científicos. Nessas operações laboratoriais, são gerados resíduos em pequenas quantidades mas perigosos para o ambiente. Os laboratórios escolares, por menores e pouco utilizados que sejam, devem seguir planos de segurança, com medidas preventivas e correctivas de acidentes, minimização de impactos e substituição de reagentes potencialmente poluentes, por alternativas sustentáveis passíveis de utilização sem haver danos para o ambiente. Num estudo de Quádrio (2006), sobre a evolução da segurança em laboratórios químicos, é descrita a situação actual nos laboratórios escolares portugueses: “As condições de trabalho nas escolas não são as ideais, faltando equipamento de segurança e de protecção pessoal, laboratórios e armazéns de reagentes com as condições espaciais adequadas, fundamentais para que se possa trabalhar em segurança. O tratamento de resíduos laboratoriais não é em geral realizado pelos professores, havendo necessidade de acções de formação nessa área. No entanto, as condições gerais não são muito piores que em outros países da Europa”.Neste trabalho procura responder-se às seguintes questões: Como deve proceder um professor de Química para gerir os resíduos gerados nos laboratórios escolares? Como desenvolver nos alunos uma consciência ética relativamente à utilização e eliminação de produtos químicos? A adopção de estratégias para a preservação ambiental tem motivado as instituições internacionais a minimizar os danos ambientais e os riscos para a saúde fazendo gestão de resíduos. Neste contexto, partindo da revisão da literatura sobre modelos de gestão de resíduos laboratoriais apresenta-se um projecto para a gestão dos resíduos químicos gerados nos laboratórios escolares desenvolvendo acções que promovam a redução de desperdícios, de substâncias tóxicas e poluentes no ambiente.
In sciences study, namely in Chemistry, an important role has been assigned to experimentation, by allowing the student to live a previously studied theory. The importance of the experimental approach is auxiliary to the questions and discussion of scientific concepts. Although in laboratorial operations, a small amount of waste is produced, it is still hazardous to the environment. Even small and barely used school laboratories should follow safety plans with preventive and corrective measures to prevent accident, minimize impacts and implementation of environment free solutions in place of the use of pollution reagents potentially hazardous to the environment. In a Quadrio (2006) study about the evolution of safety in chemical laboratories, we can read about Portuguese school laboratories: The working conditions are not ideal, lacking safety and personal protection equipment, laboratories and reagent storage with adequate special conditions, essential for working in safety. Laboratorial waste treatment is not generally done by the teachers, lacking formation in this subject. But this conditions are not worst than those in other European countries. ”This essay tries to answer the following questions: How must a chemistry teacher manage waste produced in school laboratories? How to develop an ethical conscience in students, concerning the use and disposal of chemical waste? The adoption of environmental preservation strategies has been motivating international institutions into minimizing environment damage and health hazards by managing waste. In this context, based in laboratorial waste management literature, this essay presents a project for the management of school laboratories chemical waste, VI describing actions to promote the reduction of waste, toxically substances and environment pollutants.
Descrição: Tese de mestrado, Química para o Ensino, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3412
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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