Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3413

Title: Avaliação da iniciativa "Novas oportunidades" numa escola secundária com 3.º ciclo do distrito de Lisboa
Authors: Almeida, Ana Paula Rodrigues dos Santos de, 1975-
Advisor: Fernandes, Domingos, 1953-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Programa Novas Oportunidades
Teses de doutoramento - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: A Iniciativa Novas Oportunidades é um programa educativo que procura qualificar mais e melhor tanto os adultos como os jovens do nosso País. A sua natureza política e as mudanças conceptuais que esta representa tornam tão rica quanto complexa a sua implementação. Como tal, este projecto pretende avaliara a implementação da Iniciativa Novas Oportunidades numa determinada escola, optando, para tal, pela metodologia do estudo de caso. Os resultados demonstram que a Iniciativa Novas Oportunidades não é ainda plenamente entendida nem valorizada no sector educativo. A sua aceitação e assimilação pelos diferentes actores educativos são, em muito, condicionadas pela sua natureza política e pelos objectivos quantificados que lhe estão associados. Neste caso, a integração da Iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente do Centro Novas Oportunidades, continua a ser um processo moroso e difícil. Os cursos profissionais, por sua vez, não constituem propriamente uma escolha da escola, mas sim uma imposição da tutela. Todavia, os diferentes actores educativos parecem aceitar melhor estas formações na escola. De uma forma global, é, no entanto, visível alguma dificuldade da escola em questionar a sua tradição e a sua natureza vocacionada para um determinado público, neste caso, os jovens que querem prosseguir estudos para o ensino superior. Relativamente ao Sistema de RVCC e a todo o trabalho efectuado no CNO com os adultos, muitas são as dúvidas que ainda se colocam. Embora todos reconheçam os benefícios pessoais que os adultos retiram de um Processo de RVCC, estamos longe ainda de alcançar os resultados desejados tanto em termos profissionais como em termos de aprendizagem ao longo da vida. Em suma, é essencial fomentar um conhecimento mais profundo da Iniciativa Novas Oportunidades e consciencializar os diferentes actores educativos das inovações e transformações que esta traz para o próprio conceito de escola e de educação.
The Program Novas Oportunidades is an educational program that aims to qualify more and better not only the adults but also the young people of our country. His political dimension and the conceptual changes that it represents make his implementation so rich as complex. So, this project aims to evaluate the implementation of this program in a certain school, choosing for it the casa study methodology. The results show that the Program Novas Oportunidades isn’t yet totally understood or valued in the educational sector. The fact that it’s not well accepted and assimilated is, strongly, influenced by his political nature and the numbers associated with. In this case, the integration of the Program Novas Oportunidades is still slow and difficult. On the contrary, the vocational courses aren’t a school’s choice; instead they were imposed by the Minister. The different school actors seem to accept better these courses in their school. Globally, we can observe some difficulty for school to question his tradition and nature targeted to a certain public: the young students that want to continue to study in college. Concerning the RVCC Process and the daily work of the CNO with the adults, a lot of questions remains. Although everyone recognizes the personal benefits for the adults in a RVCC Process, there is still a long way to go to reach the wanted results at professional level and in terms of lifelong learning. To conclude, it’s essential to promote a more accurate knowledge of the Program Novas Oportunidades and make the different school actors conscious of the innovations and changes that it brings to the concept of school and education per si.
Description: Tese de doutoramento, Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/3413
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulsd060548_td_Anexos.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open
ulsd060548_td_Tese.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open
ulsd060548_td_Resumos_Indice.pdf162.02 kBAdobe PDFView/Open
ulsd060548_td_Capa.pdf79.77 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE