Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/34146
Title: Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português
Author: Rodrigues, Ana Luísa
Cerdeira, Luísa
Keywords: Metodologias de ensino
Formação ativa
Didática da economia
Didática da contabilidade
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Rodrigues, A. L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da economia e contabilidade – Caso do mestrado em ensino português. Revista Educação em Questão, 55(46), 34-58. doi: http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291
Abstract: Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento de novas metodologias, designadamente a aplicação da Formação Ativa, no ensino de disciplinas do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade português, tendo em linha de conta as percepções dos futuros professores sobre o que é (ou deverá ser) Ser Professor(a) de Economia e de Contabilidade. A metodologia de investigação utilizada foi a de estudo de caso, com observação participante, numa abordagem predominantemente qualitativa, suportada na investigação da própria prática, procurando caminhos para a inovação dos processos educativos em face do novo paradigma tecnológico contemporâneo. Foi constatada a aplicabilidade da Formação Ativa e obtidos resultados que verificaram a sua eficácia no ensino da Economia e Contabilidade, com o desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativas, que se pretende que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional docente na futura sociedade do conhecimento.
The objective of this study was to analyze the development of new methodologies, namely the application of Active Training, in the teaching of subjects of the Portuguese Master in Teaching Economics and Accounting, considering the perceptions of future teachers about what is (or should be) a Professor of Economics and Accounting. The research methodology used was a case study, with participant observation, in a predominantly qualitative approach, supported in the investigation of the practice itself, looking for ways to innovate the educational processes facing the new contemporary technological paradigm. The applicability of the Active Training was verified and obtained results that verified its effectiveness in the teaching of Economics and Accounting, with the development of active learning methodologies, which are intended to contribute to personal and professional teacher development in the future knowledge society.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/34146
DOI: http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291
ISSN: 0102-7735
Publisher Version: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/13291
Appears in Collections:IE - GIPAE - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RodriguesAL Cerdeira L._Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade.pdf231,72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.