Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/34146
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage34pt_PT
degois.publication.issue46pt_PT
degois.publication.lastPage58pt_PT
degois.publication.locationRio Grande do Norte, Brasilpt_PT
degois.publication.titleRevista Educação em Questãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/13291pt_PT
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Luísa-
dc.contributor.authorCerdeira, Luísa-
dc.date.accessioned2018-07-11T15:18:09Z-
dc.date.available2018-07-11T15:18:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRodrigues, A. L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da economia e contabilidade – Caso do mestrado em ensino português. Revista Educação em Questão, 55(46), 34-58. doi: http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291pt_PT
dc.identifier.issn0102-7735-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/34146-
dc.description.abstractEste estudo objetivou analisar o desenvolvimento de novas metodologias, designadamente a aplicação da Formação Ativa, no ensino de disciplinas do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade português, tendo em linha de conta as percepções dos futuros professores sobre o que é (ou deverá ser) Ser Professor(a) de Economia e de Contabilidade. A metodologia de investigação utilizada foi a de estudo de caso, com observação participante, numa abordagem predominantemente qualitativa, suportada na investigação da própria prática, procurando caminhos para a inovação dos processos educativos em face do novo paradigma tecnológico contemporâneo. Foi constatada a aplicabilidade da Formação Ativa e obtidos resultados que verificaram a sua eficácia no ensino da Economia e Contabilidade, com o desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativas, que se pretende que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional docente na futura sociedade do conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the development of new methodologies, namely the application of Active Training, in the teaching of subjects of the Portuguese Master in Teaching Economics and Accounting, considering the perceptions of future teachers about what is (or should be) a Professor of Economics and Accounting. The research methodology used was a case study, with participant observation, in a predominantly qualitative approach, supported in the investigation of the practice itself, looking for ways to innovate the educational processes facing the new contemporary technological paradigm. The applicability of the Active Training was verified and obtained results that verified its effectiveness in the teaching of Economics and Accounting, with the development of active learning methodologies, which are intended to contribute to personal and professional teacher development in the future knowledge society.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologias de ensinopt_PT
dc.subjectFormação ativapt_PT
dc.subjectDidática da economiapt_PT
dc.subjectDidática da contabilidadept_PT
dc.titleNovas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino portuguêspt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.volume55pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291pt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RodriguesAL Cerdeira L._Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade.pdf231,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.