Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3439

Título: Escolas diferentes e sua práticas inovadoras: um olhar interpretativo
Autor: Nogueira, Rosa Helena de Pernambuco, 1961-
Orientador: Nóvoa, António, 1954-
Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: Administração educacional
Inovação
Gestão escolar
Teses de doutoramento - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A ideia central desta investigação considerou a escola e seu cotidiano como campo de observação e análise, buscando analisar o conjunto de saberes vivenciados nas práticas inovadoras de quatro escolas diferentes em Portugal - duas públicas, uma privada e uma cooperativa - selecionadas para este estudo, durante um período de três anos. A natureza da pesquisa desenvolvida pressupõe que a chave de interpretação se apoia na possibilidade de desvelar nas escolas, práticas inovadoras que poderão eventualmente vir a produzir outras possibilidades de fazer, em outros contextos escolares. Esta investigação foi conduzida a partir de uma perspectiva interpretativa baseada em três abordagens – fenomenologia, etnografia e grounded theory – distintas, mas que podem ser conciliadas de forma a permitir uma pesquisa mais abrangente. O que me mobilizou foi identificar, compreender, analisar e interpretar o processo de mobilização, produção e significação dos saberes nas práticas inovadoras que ocorrem nas escolas. Desta investigação emergiram quatro vertentes configuradoras de modelos organizacionais integrantes de um novo paradigma de escola enquanto organização capaz de aprender: Cooperação, Autonomia, Tutoria e Liderança. São vertentes heurísticas porquanto resultaram da organização do material empírico, por forma a construir respostas às interrogações desta pesquisa como elementos fundamentais e potencializadores na elaboração de práticas educativas inovadoras, e significação dos saberes dos professores. Os saberes emergem a partir do movimento contínuo e dialético no confronto entre crenças, valores e saberes outros, num determinado contexto, inscritos em determinadas relações entre sujeitos. Nas organizações escolares, a essência do ato de aprender consiste na capacidade de gerir a mudança mediante a transformação de si próprio. Não basta que uma escola tenha uma cultura favorável à mudança para que essa abertura seja sistematicamente transformada em inovações efetivas e duráveis. As “escolas inovadoras” não são apenas organizações cuja cultura “dá uma oportunidade à mudança”, mas aquelas cuja mudança é, de certa forma, fonte de identidade, fator de coesão, motor, modo de vida e não apenas uma resultante involuntária de ação coletiva. Uma das chaves do êxito da inovação passa pela capacidade das organizações criarem dispositivos que permitam aos atores pôr em rede as suas competências profissionais e reconstruir o vínculo que deve existir entre as suas crenças, seus ideais, suas práticas cotidianas e as missões gerais do sistema educacional. Os modelos de escolas aqui desvelados, poderão eventualmente vir a produzir outras possibilidades de fazer em outros contextos escolares. Entendendo que, caso esta aspiração seja real, poderão surgir outros projetos singulares inspirados nas características básicas desses modelos aqui evidenciados. Vale dizer que ao realizar esta investigação, sistematizando e partilhando o conjunto de saberes produzidos no cotidiano escolar, significou colaborar com os professores em seu processo de desenvolvimento profissional e valorização da profissão docente e ainda, partilhar possíveis caminhos, saberes a serviço da maior razão de ser da escola: os alunos.
This investigation is focused on the school and its daily life as a field of observation and analysis, in order to analyze the knowledge experienced in the innovative practices in four different schools in Portugal - two public, one private and one cooperative - selected for this study during a period of three years. The nature of the research assumes that the key of the analysis rests on the possibility to unveil innovative practices in the schools that may produce other innovative practices, in other school contexts. The research was conducted within an interpretative perspective based on three approaches - phenomenology, ethnography and grounded theory, which are unique, but that can be reconciled in order to allow a more comprehensive research. My goal was to identify, understand, analyze and interpret the processes of mobilization, production and significance of knowledge on innovative practices that occur in schools. As a result of this research, four dimensions emerged, which resulted in the configuration of organizational models that integrates a new paradigm of the school as a learning organization: Cooperation, Autonomy, Mentoring and Leadership. These are heuristic dimensions resulting from the organization of the empirical data, in order to answer to the questions of this research, as key elements and enhancers in developing innovative educational practices and significance of the teachers’ knowledge. The knowledge arises from a permanent and dialectic movement between beliefs, values and other knowledge, in a given context, embedded into specific relationships among the actors. In schools, the essence of learning is the ability of managing change by transforming itself. It is not enough that a school has a friendly change culture so that it becomes systematically transformed into effective and durable innovations. The “innovative schools” are not only organizations whose culture "gives an opportunity to change", but whose change is, somehow, a source of identity, factor of cohesion, engine, way of life, and not just an accidental result of the collective action. One of the keys to successful innovation is the ability of organizations to create devices that allow players to put their professional skills on network, and rebuild the relationship that should exist between their beliefs, their ideals, their daily practices and the missions of the overall education system. The school models here unveiled, may eventually produce other ways of doing in other school contexts. We believe that, if this wish becomes real, it is possible that new projects may be developed, in other school contexts, inspired by the unveiled models revealed in this research.It is worth mentioning that the completion of this investigation, where systematized and shared set of knowledge produced at school, meant to collaborate with teachers in their professional development process and enhancement of the teaching profession and also to share possible ways, knowledge and talents to serve the ultimate aim of the school: the students.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Administracão e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/3439
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulsd060585_anexo_4_regulamento_ATL.pdf126,09 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_regulamento_ interno.pdf245,4 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_quadros.pdf63,68 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_projecto_escola.pdf395,76 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_principios_avaliacao.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_plano_ anual_actividades.pdf973,63 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_informacoes.pdf58,5 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_guiao.pdf362,18 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_entrev_ 1.pdf170,93 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_contrato.pdf171,91 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_4_Conselho_Coord_Dep.pdf355,72 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_ 3_horarios.pdf624,77 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_regulamento.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_projecto_educativo.pdf4,14 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_entrevista_2.pdf205,29 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_entrevista_1.pdf203,75 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_circular_ ano_ lectivo.pdf156,67 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_cartas.pdf2,81 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_actividades.pdf248,89 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_3_ projecto_curricular.pdf696,11 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_projecto_educativo.pdf2,24 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_projecto_ educativo_principios.pdf13,42 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_jornal_torre_2.pdf7,4 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_jornal_filosofia.pdf3,36 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_jornal_escolar.pdf5,35 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_entrevista_2.pdf179,61 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_2_entrevista_1.pdf187,8 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_relatorio_ avaliacao.pdf297,19 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_projecto_ educativo.pdf48,87 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_plano_actividades.pdf34,77 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_plano_ quinzenal.pdf468,57 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_escolas.pdf78,75 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_entrev_4.pdf123,05 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_entrev_3.pdf131,81 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_entrev_2.pdf138,28 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_entrev_1.pdf186,97 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_contracto.pdf216,98 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_Comissao_avaliacao.pdf864,7 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_anexo_1_avaliacao.pdf96,61 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd060585_td_Rosa_Nogueira.pdf4,03 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia