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Título: Educação ambiental: impacto na percepção e mudança de atitudes em relação aos morcegos
Autor: Paiva, Verónica Maria de Feijão e
Orientador: Palmeirim, Jorge, 1957-
Castro, Paula
Palavras-chave: Educação ambiental
Conservação da natureza
Morcegos
Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros - Portugal
Teses de Mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Um dos obstáculos à conservação dos morcegos é a sua má imagem popular, associada a mitos e lendas. A Educação Ambiental é uma forma de fornecer informação acerca dos morcegos e alertar para os perigos que estes atravessam, tentando melhorar a percepção ambiental que a população tem relativamente a estes animais. Pretendeu-se avaliar o impacto que as acções de Educação Ambiental do Centro de Ciência Viva do Alviela e do Clube Bio-Ecológico Amigos da Vida Selvagem têm no público-alvo e qual o seu contributo na melhoria da percepção pública dos morcegos. Foi ainda objecto de estudo a importância do site “Morcegos na WEB”, nomeadamente o seu contributo para a divulgação de informação científica relativa a estes animais. Observou-se que a maioria dos inquiridos neste estudo apresentam atitudes positivas em relação aos morcegos e estão bem informados sobre a biologia destes animais. Este facto pode estar relacionado com o aumento da preocupação do público em geral com a situação crítica em que muitas espécies de animais selvagens se encontram nos dias de hoje. Outro dos motivos para estes resultados poderá ser o facto de uma parte considerável deste trabalho de investigação ter sido realizada no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, zona do país com elevada diversidade de morcegos. Apesar de uma forma geral os inquiridos terem demonstrado que estão bem informados acerca dos morcegos e preocupados com o perigo em que estes animais se encontram, é importante continuar a promover acções de educação ambiental, principalmente em anos escolares iniciais, onde se torna mais fácil informar e alterar as mentalidades. Outro dos motivos para a continuidade de acções de divulgação e educação ambiental, está relacionado com a elevada taxa de sucesso destas acções, uma vez que se observou um aumento do conhecimento sobre estes animais e uma melhoria das atitudes após a realização das mesmas.
One of the obstacles to the conservation of bats is their negative image among the general population, often influenced with myths and legends. Environmental education is one possible way to provide information about bats and warn the population about the threats that they face, while improving environmental awareness. This thesis intends to evaluate the impacts of the environmental education, provided by Centro de Ciência Viva do Alviela and Clube Bio-Ecológico Amigos da Vida Selvagem to their visitors and to determine how it affects public awareness about bats. In addition, the importance of the web site "Morcegos na Web" and how it contributed for the dissemination of scientific information on these animals, were studied. The majority of survey respondents have positive attitudes towards bats and are knowledgeable about the biology of these animals. This may be related to several factors, including the increased concern of the general public for the situation of many threatened wildlife species. Another contributing factor for these positive results may be the fact that this research has been made in the Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, which is a region with a high bat diversity. Although in general the respondents have shown to be well informed about bats and concerned about the threats to these animals it is important to continue to promoting environmental education activities, especially in early school years, when it is easier to inform and change attitudes. Another reason to carry on the dissemination activities and environmental education is the high success of these actions, since this study found that they result in an increase in knowledge about these animals and in an improvement in attitudes towards them.
Descrição: Tese de mestrado. Biologia (Ecologia e Gestão Ambiental). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3467
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