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Título: Retrato de uma escola multicultural: um estudo de caso
Autor: Meirinhos, Margarida Catarina Galhardo
Orientador: César, Margarida, 1958-
Courela, Maria da Conceição Pires, 1966-
Palavras-chave: Multiculturalidade
Educação intercultural
Insucesso escolar
Supervisão
Organização escolar
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: A multiculturalidade é um tema muito actual, na sociedade, em geral, e no contexto escolar, em particular, nomeadamente na Europa. A comunidade educativa tem um papel muito importante a desempenhar neste contexto multicultural, podendo favorecer – ou criar barreiras – à mobilização e desenvolvimento de capacidades e competências, bem como ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Um conhecimento aprofundado da escola deve constituir o primeiro passo para a promoção de uma educação intercultural, onde a informação relativa aos alunos dessa escola pode ser utilizada na organização e supervisão da mesma, valorizando a flexibilidade curricular e a pedagogia diferenciada, vitais para a aprendizagem e sucesso escolar pretendidos, pela escola e pelos órgãos superiores, que a tutelam. Assumimos uma abordagem interpretativa (Denzin & Lincoln, 2000) e escolhemos o formato de um estudo de caso intrínseco (Stake, 1995/2007), sendo o caso considerado a escola que seleccionámos para o estudo. Assim, nesta investigação participaram todos os alunos da escola. O principal instrumento de recolha de dados foi o questionário, sendo os dados obtidos tratados estatisticamente, recorrendo à estatística descritiva (tabela, gráficos), bem como a testes χ2, Kruskall-Wallis e correlações de Pearson, para cruzamento de variáveis. Os resultados obtidos permitem obter um retrato desta escola quanto a diversos aspectos: a média de idades é elevada nos 7º e 9º anos; observa-se bipartição de género; estão representadas 20 nacionalidades, com destaque para a portuguesa e as dos PALOPs; o nível socioeconómico é baixo, assim como as habilitações literárias dos encarregados de educação; muitas profissões desempenhadas pelos EE são trabalhos semi-qualificados ou não qualificados; há mais de 50% de alunos com retenções; a maioria dos alunos apresenta expectativas altas, em relação à escola. A escola em estudo, como escola multicultural que é, é um exemplo da era multicultural e da globalização, tão presente nas sociedades ditas ocidentais.
Multicultural issues are common in society, in general, and in school context, in particular, namely in Europe. The educational community plays a very important role in this multicultural context and it might facilitate – or not – the mobilization and development of abilities and competencies, and students’ cognitive, emotional and social development. An in-depth knowledge of school should be the first step to promote intercultural education, where information about the students of this particular school can be used in order to organize and supervise that same school, valuing the curricular flexibility and the differentiated pedagogy. These are vital contributions for the intended learning and school achievement, required both by the school and by the directive board. We assumed an interpretative approach (Denzin & Lincoln, 2000) and chose the format of an intrinsic study case (Stake, 1995/2007). The case we studied is this particular school. Therefore, all the students of this school were part of this research. The questionnaire was the main instrument to collect data, and these data were statistically treated. We used descriptive statistics (tables, graphics), and the X2 test, Kruskall-Wallis and Pearson’s correlations, in order to cross some variables. The results illustrate a picture of this school in what concerns several aspects: the average age is quite high on the 7th and 9th grades; there is a bipartition of gender; there are 20 nationalities represented, especially the Portuguese and the PALOPs (African Countries Speaking the Portuguese Language); the socio-economical level is low, as well as parents’ literacy; most parents embrace a semi- or non-qualified job; there are over 50% of students who fail; most students have high expectations towards school. This multicultural school is an example of the multicultural and global era, so common in the Western societies.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3481
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