Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3492

Título: A (Re)construção da identidade profissional do Professor Supervisor
Autor: Bernardino, Elisabete Romana
Orientador: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Identidade
Identidade profissional
Supervisão
Emoção
Liderança
Lideranças intermédias
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Esta investigação visa estudar a (re)construção da identidade profissional do professor Coordenador, tendo em conta a sua experiência profissional, cargos exercidos, características profissionais, os processos relacionais em que se envolve com os seus pares, as emoções experimentadas e o contexto de reforma escolar em que se movimenta. Para o efeito, foi realizado um estudo com três professores Coordenadores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. O enquadramento teórico desenvolve-se ao longo de quatro partes: supervisão de professores numa perspectiva de formação contínua, a identidade profissional, as emoções na identidade profissional e o conceito de liderança em supervisão. Na primeira parte, procura-se descrever o conceito de supervisão adoptado no estudo, distinguindo-o da concepção tradicional de supervisão associada à formação inicial de professores. Na segunda parte, começa-se por explorar o conceito de identidade em geral, parte-se para a identidade profissional do professor e, seguidamente, a identidade profissional do supervisor. Na terceira parte, define-se o conceito de emoção, as emoções no espaço escolar e o papel das emoções na identidade profissional do professor. Por último, no quarto ponto, procura-se definir o conceito de liderança em termos gerais, de lideranças intermédias relacionadas com o cargo da coordenação e o perfil do Coordenador Supervisor. A metodologia adoptada nesta investigação situa-se no paradigma interpretativo, tendo como design o estudo de caso. Foram construídos três estudos de caso de professores Coordenadores numa fase avançada das suas carreiras, baseados, essencialmente, na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas, em duas fases, durante um ano lectivo escolar. O estudo permite concluir que não podemos apresentar um único retrato para definir o Coordenador Supervisor, figura central na investigação. O estudo permite-nos também concluir que a nova reforma educativa vai despoletar várias emoções no trabalho do supervisor. As emoções pela dinâmica que lhes está associada, ajudarão o Coordenador Supervisor a responder ao novo contexto educativo. Vários são as identidades, perfis e competências que lhe podem ser atribuídos, no entanto, identificaram-se aspectos determinantes para o exercício bem sucedido das suas funções: saber agir em concordância com contexto histórico - social em que se movimenta; gosto pelo cargo, experiência profissional, conhecimentos científicos, capacidade de liderança, inteligência emocional entre outros. Foram identificados três tipos de competências nestes profissionais: competências de comunicação e relacionamento profissional; competências de análise e avaliação e, por último, competências interpretativas. Concluímos, que embora manifestando tendência para um tipo de competências, ou para um estilo de supervisão – estilo colaborativo, directivo e não directivo, todos parecem essências para a sua identidade enquanto Coordenadores Supervisores.
This research intends to study the (re)construction of the professional identity of the Headteacher, according to his professional experience, posts held, professional characteristics, relational processes between their peers, emotions involved and the context of the educational reform in which he works. To this end, it was conducted a study involving three secondary Headteachers. The theoretical frame of this research develops along four parts: teachers supervision in further training, professional identity, emotions in professional identity and the concept of leadership in supervision. In the first part, we pretend to describe the concept of supervision adopted in the study. In the second part, we begin to explore the general concept of identity, presenting the teacher professional identity and the supervisor professional identity. In the third part, we define the concept of emotion, emotions in education and the role of emotions in the teacher’s professional identity. Finally, in the fourth part, we intend to define the concept of leadership in general terms, middle leadership related to subject departments and the Headteacher Supervisor’s profile. The methodology adopted in this research follows the interpretative paradigm having the study case as its design. Three study cases from Headteachers were constructed, mainly based in the analysis of semi-structured interviews conducted in two moments throughout one school year. The study allows us to conclude that we cannot present a unique picture to describe the Headteacher’s Supervisior, key figure from this research. The study also helped us to conclude that in a situation of educational reform there is an emotional tension that leads to loads of emotions in the supervisor’s work. Emotions are dynamic and will help them to cope with the new educational context. There are several identities, profiles and skills that match for the Headteacher’s Supervisior, however we can identify main points to the successful development of their work: to act according to the social and historical context; passion for career, professional experience, scientific knowledge, creativity, leadership and emotional skills among others. There were identified three sources of professional skills: communication and relational skills; analysis and evaluation skills and finally, interpretation skills. In short, in spite of showing a certain tendency towards one of this skills, or for a specific type of supervision – collaborative, directive and non directive, all seem important in shaping the Headteachers’ Supervisors identity.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3492
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc055688_tm_Elisabete_Bernardino.pdf500,81 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE