Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/35008
Título: A abordagem natural e o ensino da gramática de língua inglesa no 1º CEB
Autor: Jamacocean, Galina
Orientador: Cavalheiro, Lili Lopes
Palavras-chave: Gramática - Estudo e ensino
Lúdico
Comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Data de Defesa: 2018
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), visa refletir não só sobre o ensino da língua inglesa através da Abordagem Natural, como também sobre a importância do ensino da gramática de forma implícita no 1.º CEB. Este trabalho foi elaborado no âmbito de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que decorreu no Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Nossa Senhora da Conceição junto de uma turma de 3.º ano de escolaridade no ano letivo de 2016/2017. Ao longo das dez aulas da PES foi possível lecionar a unidade didática “Green Day” que, por sua vez, foi cuidadosamente planificada considerando os documentos orientadores e os aspetos particulares dos alunos desta faixa etária. Do mesmo modo, todo o material didático foi selecionado e elaborado de forma a trabalhar diferentes domínios de referência: Domínio Intercultural; Léxico e Gramática; Compreensão Oral; Interação Oral; Produção Oral; Leitura e Escrita. Tendo isto em conta, considerou-se que a Abordagem Natural seria a mais adequada para esse fim. As principais características da Abordagem Natural permitiram também aplicar diferentes métodos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente: o Total Physical Response (TPR); o Communicative Language Teaching (CLT); e o Task Based Language Teaching (TBLT) que, por sua vez, permitiram um maior envolvimento das crianças neste mesmo processo e uma maior facilidade no contato com a língua estrangeira durante a PES. De acordo com os resultados obtidos através da avaliação aplicada (grelha de observação e teste escrito), é possível verificar que as diversas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da PES proporcionaram um ambiente descontraído na sala de aula e motivaram os alunos para a aprendizagem. Desta forma, tal como previsto na teoria da Abordagem Natural, a comunicação livre ao nível básico foi promovida, indo assim ao encontro de um dos principais objetivos dos documentos orientadores.
This report aims to reflect not only on the teaching of English through the Natural Approach, but also on the importance of teaching grammar implicitly at a basic level. It covers the teaching experience carried out during the Supervised Teaching Practice (STP) within the scope of the Master’s in Teaching English at a Primary Level. This teaching experience took place at the Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Nossa Senhora da Conceição with a group of third graders in the 2016/2017 school year. Throughout the ten lessons of the STP the didactic unit “Green Day” was carefully planned and taught regarding the guidance documents and the particular aspects of the students of this age group. The didactic materials used in these lessons were also selected and created considering several domains: Intercultural; Lexic and Grammar; Oral Comprehension; Oral Interaction; Oral Production; Reading and Writing. Bearing this in mind, the Natural Approach was considered the most appropriate way to organize the lessons. The Natural Approach with its characteristics was applied through several teaching methods, namely: Total Physical Response (TPR); Communicative Language Teaching (CLT); and Task Based Language Teaching (TBLT), which in turn allowed for a greater involvement of the children and a greater ease of contact with English. According to the results obtained in the assessment applied (observation and written test), the several playful activities developed throughout the STP allowed for a relaxed atmosphere in the classroom and motivated the students. This promoted free communication at a basic level of English, which goes in line with the Natural Approach theory and is the main purpose of the guidance documents for this level.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/35008
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie048999_tm.pdf11,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.