Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/35009
Título: A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Silva, Fernanda de Fátima Teixeira da
Orientador: Cavalheiro, Lili Lopes
Palavras-chave: Banda desenhada
Materiais didácticos
Escrita
Motivação
Ensino básico (1º ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Data de Defesa: 2018
Resumo: Este relatório apresenta um conjunto de recursos motivadores desenvolvidos numa turma do 3.º ano de escolaridade, na disciplina de Inglês, no Colégio Manuel Bernardes. Este foi feito no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017. Foram disponibilizadas onze aulas, de 45 minutos, ao longo das quais foi lecionada a unidade didática “playground activities”. Esta foi planificada tendo presente as especificidades do grupo etário. A problemática desta investigação prende-se com a construção do conhecimento de práticas pedagógicas eficazes para a promoção do gosto pela escrita através da banda desenhada (BD) em língua inglesa. Este estudo visa assim compreender o papel da BD para o desenvolvimento da literacia, de vocabulário e do conhecimento geral, com o objetivo de criar hábitos de escrita autónomos alicerçados numa vontade genuína de escrever e desenvolver uma BD. Os materiais aplicados foram criteriosamente escolhidos e recorreu-se a alguns instrumentos de avaliação, tais como um teste de avaliação, um questionário e a criação de uma BD individual, de forma a determinar a relevância e influência da metodologia aplicada no desenvolvimento geral das competências dos alunos. A criação da BD veio despertar nos alunos o gosto pela escrita e melhorar a sua capacidade de comunicação escrita, bem como o diálogo entre colegas. Após a recolha e análise dos dados pode-se constatar que a BD, quando usada nas aulas de inglês do 1.º ciclo, permite desenvolver nos alunos uma maior responsabilidade e autonomia, o gosto pela escrita e, o sentido crítico e reflexivo. Neste relatório pode-se constatar que utilizando com regularidade este recurso pedagógico motivador, em conjunto com uma seleção coerente de materiais didáticos, é possível desenvolver a escrita por prazer, podendo ser uma força motriz para o desenvolvimento global do aluno. Hábitos de escrita potenciam o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional, para além de permitirem a vivência de experiências que lhe estariam de outra forma vedadas.
This report presents a set of motivational resources that were developed for a third grade English as a Foreign Language class at Colégio Manuel Bernardes. It was done within the context of the Student Teaching Practice during the 2016/2017 academic year. The teaching practice consisted in eleven classes where the didactic unit “playground activities” was developed accordingly to the age of the students. The present study looks into the importance of developing effective pedagogical practices, such as encouraging writing through the use of comics. Therefore, this research aims at understanding the impact comics have in the development of literacy, particularly to learn vocabulary and acquire knowledge. With this in mind, the purpose of my teaching practice was to develop independent writing habits based upon the creation of a comic strip. The teaching materials used were also carefully selected and several elements of assessment were applied, such as a written test, a survey and the creation of a comic strip. With this, it was possible to assess the relevance and influence of the chosen methodology. The opportunity to develop a comic strip in class helped to improve students’ writing skills, increase their ability to communicate and improve their social interaction skills. Considering all that was applied, it is evident that comics allow teachers to create a better learning environment, while also boosting responsibility and self-sufficiency among students, besides improving their critical judgment. It is also possible to verify that the regular use of comics, combined with a coherent selection of didactic materials, can be a powerful pedagogical resource that motivates students and promotes writing. In this sense, comics may be used to enhance the students’ global performance, while also creating important writing habits that develop the cognitive, affective and emotional aspects. Lastly, this method also allows learners to experience alternative modes of learning that would otherwise be inaccessible to them.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/35009
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie052959_tm.pdf4,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.