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Título: Modelos sem modelo: o louvor na literatura de corte peninsular e francesa no final da Idade Média
Autor: Sousa, Sara Rodrigues de, 1980-
Orientador: Ribeiro, Cristina Almeida, 1955-
Palavras-chave: Cancioneiro geral
Cancioneiro general
Retóricos (movimento literário)
Cancioneiros - Idade Média
Poesia francesa - Até séc.15
Elogios na literatura
Retórica
Literatura medieval - Europa
Teses de doutoramento - 2010
Issue Date: 2009
Resumo: A percepção do inequívoco efeito laudatório de parte significativa da poesia amatória cancioneiril produzida no final da Idade Média levou à generalização da ideia de que os louvores então compostos e transmitidos por recolhas como o Cancionero General e o Cancioneiro Geral constituem uma forma ou subespécie daquele tipo de composições. Através de uma análise exaustiva das composições de louvor transmitidas por aqueles cancioneiros e pela obra dos Grands Rhétoriqueurs, defendemos, nesta tese, que a essas composições corresponde um paradigma compositivo específico no quadro da restante produção palaciana. Configurando-se como o resultado da combinação de elementos fundadores e facultativos atravessados por princípios de variação, este paradigma, tal como o apresentamos, satisfaz simultaneamente a descrição do corpus abundante e heterogéneo enfrentado e a descrição da personalidade laudatória desenhada em cada uma das secções analisadas, na unidade e na diversidade que as caracteriza. Representando embora exemplos de virtudes e de comportamentos para uma gama diversificada de objectos de louvor e nessa medida sujeitos à avaliação de uma comunidade de receptores atenta e crítica, os louvores literários tardo-medievais peninsulares e franceses aqui apreciados revelam-se, pois, modelos desprovidos de um modelo, síntese e reflexo dos valores vigentes no universo de que resultam e irredutíveis a uma fórmula descritiva que não contemple como princípio a possibilidade de variação.
La percepción del inequívoco efecto laudatorio de una parte significativa de la poesía amatoria cancioneril producida hacia el final de la Edad Media ha llevado a la idea generalizada de que las alabanzas que entonces se compusieron y que han transmitido recopilaciones como el Cancionero General y el Cancioneiro Geral constituyen una forma o subespecie de aquel tipo de composiciones. A través de un análisis exhaustivo de las composiciones de alabanza que transmiten aquellos cancioneros y la obra de los Grands Rhétoriqueurs, defendemos en esta tesis que a esas composiciones corresponde un paradigma compositivo específico en el cuadro de la producción palaciega restante. Configurándose como el resultado de la combinación de elementos fundadores y facultativos atravesados por principios de variación, este paradigma, tal como lo presentamos, satisface simultáneamente la descripción del abundante y heterogéneo corpus enfrentado y la descripción de la personalidad laudatoria dibujada en cada una de las secciones analizadas, en la unidad y en la diversidad que las caracteriza. Aunque representen ejemplos de virtudes y de comportamientos para una gama diversificada de objetos de alabanza y, en ese sentido, sujetas a la evaluación de una comunidad de receptores atenta y crítica, las alabanzas literarias tardomedievales peninsulares y francesas aquí apreciadas se revelan, pues, como modelos desprovistos de un modelo, síntesis y reflejo de los valores vigentes en el universo del que resultan e irreductibles a una fórmula descriptiva que no contemple como principio la posibilidad de variación.
Descrição: Tese de doutoramento, Estudos de Literatura e de Cultura (Estudos Comparativos), 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10451/3504
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