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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3507

Título: Crianças do pré-escolar programam em Logo. Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência.
Autor: Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Linguagem LOGO
Efeitos cognitivos
Pré-escolar
Tecnologia Educativa
Issue Date: 1990
Editora: ISPA
Citação: Miranda, G. L. (1990). Crianças do pré-escolar programam em Logo. Análise dos efeitos cognitivos de um ano de experiência. Análise Psicológica, 1 (VIII), 47-60
Resumo: Neste artigo analisam-se os resultados de uma experiência, com a duração de uma ano lectivo, no desenvolvimento cognitivo de crianças com 4-5 anos de idade, fruto da introdução de computadores e da linguagem de programação Logo nas actividades da classe. Foi usado um design quase-experimental com um Grupo de Controlo (GC) e um Grupo Experimental (GE) e analisadas algumas variavéis de processo. Entre elas, o tempo que cada criança dedicou às actividades com a linguagem Logo, o tipo de actividades desenvolvidas e o papel e tipo de interacções do educador com as crianças. Verificou-se uma melhoria nas crianças do GE em todas as variáveis estudadas, embora sem significado estatístico. Este facto pode ser atribuido à reduzida dimensão da amostra. É de salientar que esta foi uma das primeiras se não mesmo a primeira investigação com computadores e linguagem de programação Logo com crianças em idade pré-escolar realizada em Portugal.
This article reviews the results of an experiment, developed during a school year, in the cognitive development of children of 4-5 years old, by the introduction of computers and the Logo programming language in class activities. We used a quasi-experimental design with a control group (CG) and an experimental group (EG) and we also analyzed some process variables. Among them, the time devoted by each child to activities with the Logo language, the type of activities and the role and type of interactions of the teacher with children. There was an improvement in children of the EG in all variables studied, although not statistically significant. This fact may be attributed to the small size of the sample. It should be noted that this was one of the first if not the first research on computers and Logo programming language with children in preschool held in Portugal.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3507
ISSN: 0870-8231
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