Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
FC - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3510

Title: A literacia científica e a literacia em leitura: um estudo de caso com alunos do nono ano
Authors: Costa, Teresa Alexandra Mendes da
Advisor: Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-
Keywords: Literacia científica
Literacia em leitura
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: Nas últimas décadas a literacia tem sido uma das áreas de incidência das Ciências da Educação pelas transformações sociais e culturais profundas que se produziram e que estão associadas a um crescimento exponencial da informação e da tecnologia. Estas transformações com frequência seguem-se a intensos debates acerca de possibilidades ecológicas, económicas, políticas e de impacto social para as quais os indivíduos devem apresentar um conjunto de convicções. Todas estas actividades constituem contextos ideais nos quais os alunos podem participar e tornarem-se activos. Este trabalho pretende assim ser um contributo para a tomada de decisão dos alunos, através de situações de contexto real recorrendo à literacia, de modo a reflectir a premência de uma maior articulação entre as áreas científicas e linguísticas, postulando-se assim a literacia como uma das grandes metas para o ensino e aprendizagem da ciência. Assumindo que, a partir dos resultados expressos através da implementação de uma unidade didáctica a alunos do nono ano de escolaridade, analisada à luz de uma metodologia de estudo de caso ser-se cientificamente literado constitui um longo processo que se inicia através das práticas do professor e contexto de sala de aula, sendo que todo este processo de ensino-aprendizagem em ciência pode e deve ser usado para desenvolver competências associadas à leitura e escrita – literacia em leitura. Este trabalho propõe assim a implementação de um tipo de material de ensino aprendizagem accionado para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e que não descura e considera a proposta de actividades de leitura e escrita – literacia em leitura – constituindo-se esta, como uma ferramenta que se considera relevante na aprendizagem de ciências e a partir da qual os alunos e professores podem beneficiar em muitos aspectos.
In the last decades, literacy has been one of the main areas of Education, due to the profound social and cultural changes that have occurred and that have bee associated to an exponential growth of information and technology. These transformations are frequently followed by intense debates about ecological, economical and political possibilities and social impact in which each person should present their convictions. All of these activities form ideal contexts in which the students can participate and became active. This work intends to be a contribution for when a student makes a decision in a real context. This students resorts to literacy, in order to reflect upon the urgency of a bigger articulation between the scientific and linguistic areas claiming that literacy is one of the great aims for the instructions and learning of this science. According to the results obtained, when a didactic unit was carried out to students from the ninth year and when analysed under a study method case, being scientifically literate is a long process that begins through what the teacher transmits and what happens in the classroom. This process of instruction and learning can and should be user to develop the reading and writing skills – reading literacy. This work is meant to carry out instructions and learning material focused on a development of scientific literacy for the students. It does not disregard and it considers the activity plan for reading and writing – reading literacy – as a tool which is relevant in the learning of science and from which the students and the teachers can both benefit in many aspects.
Description: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3510
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfc055689_tm_Teresa_Costa.pdf551.04 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE