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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3526

Título: Utilização pedagógica do jogo: um estudo de caso
Autor: Marques, Patrícia Resende Santos
Orientador: Silva, Jorge Nuno Oliveira e, 1956-
Palavras-chave: Jogo
Matemática
Aprendizagem
Utilização pedagógica
Jogos pedagógicos
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: A professora Patrícia Resende Santos Marques, licenciada em Matemática (ensino de) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, encontra-se a frequentar o Mestrado em Matemática para Professores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e propõe-se a defender a tese intitulada “Utilização Pedagógica do Jogo – Um estudo de Caso” sob a orientação do Professor Doutor Jorge Nuno Silva. Este trabalho decorreu ao longo do ano lectivo 2008/2009, no contexto de uma experiência pedagógica numa turma do 9º ano de escolaridade, no desenvolvimento de uma área curricular não disciplinar: Área de Projecto. Esta turma é também da mesma professora na área curricular disciplinar de Matemática e ainda nas áreas curriculares não disciplinares de Estudo Acompanhado e Formação Cívica. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de investigação com análise quantitativa de resultados na avaliação da área curricular de Matemática. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: Inquérito inicial e final aplicados aos alunos da turma; Registos escritos feitos pela investigadora com base na observação directa das aulas; Registos em vídeo, áudio e fotográficos das aulas; Documentos escritos elaborados pelos alunos com conclusões e registo de opiniões sobre o trabalho desenvolvido e sobre os Jogos. Os alunos trabalharam individualmente, maioritariamente em pequenos grupos, rotativos, e em grande grupo/turma. Cada situação é descrita na apresentação de cada Jogo. Desta forma, sempre em carácter lúdico, os alunos foram trabalhando em ambiente de sala de aula, promovendo actividades de exploração, de investigação, resolvendo problemas, desenvolvendo competências matemáticas e de sociabilização. É importante referir que existem outros aspectos a ter em conta, como o papel da professora como reguladora de todo este processo de aprendizagem pelo Jogo, nomeadamente como promotora dos Jogos e incentivadora no cumprimento de regras em sala de aula, regras de trabalho de grupo e regras de Jogo. Numa fase inicial a investigadora promoveu os Jogos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos – CNJM5 – como motivação e para que, através da turma, todo o Agrupamento de Escolas, do 1º ao 9º ano, se envolvesse na realização do mesmo em fase de treino e selecção a nível de Escola e depois a nível nacional, após serem apurados os primeiros classificados em cada Jogo. Numa fase posterior a investigadora promoveu Jogos com carácter pedagógico, tendo por base os conteúdos programáticos do 9º ano de escolaridade. Os alunos foram aderindo com entusiasmo ao longo de todo o ano lectivo, como se verá nos relatos e conclusões/reflexões de cada Jogo, chegando mesmo a fazer propostas de jogos.
Teacher Patrícia Resende Santos Marques, with a university degree in Mathematics (teaching), by the Science Faculty of Oporto University, attending the Mathematics for Theachers Master Course at the Science Faculty of Lisbon University and pretends to defend the thesis entitled “Pedagogical Use of Games – A Case Study” under the guidance of (Professor) Jorge Nuno Silva. This study took place in the school year 2008/2009, in a pedagogical experiment conducted in a 9th grade class, in the subject “Área de Projecto” (project work class). The researcher also teaches Mathematics, “Estudo Acompanhado” (academic development class) and “Formação Cívica” (personal/social development class) to the same group of students. A qualitative investigation methodology was used as wel as a quantitative analysis of the Mathematics assessment results. The data collection instruments used were: Questionnaires answered by the students Written notes taken by the researcher based on class observation Photographic, audio and video recording of classes Written documents produced by the students which contain their conclusions and opinions on the work developed and games. The students worked individually, mainly in small rotating groups, and also in whole-class activities. Each situation is described in the games presentation. There are other aspects to consider, such as the teacher’s role as regulator of the whole process of learning through the use of games, namely by acting as the games promoter and by stimulating the students to abide by the rules of the classroom, group work and games. In the early stage, the researcher promoted the Games of “Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos – CNJM5” (National Maths Games Championship) as a motivation activity and so that, through the researcher´s class, the school, from the first to the ninth grades, got involved in this championship both the training and selection periods at school and, afterwards, in the national championship, after selecting the highest- ranked players in each game. In a subsequent stage, the researcher promoted pedagogical games according to the 9th grade Mathematics programme of study. The students responded enthusiastically to the games throughout the year, as it will possible to verify in the conclusions/reflections of each one, and they even suggested games to be played by them. The students worked in a game-based learning environment in the classroom, promoting exploration and research activities, solving problems, and developing mathematical and social skills.
Descrição: Tese de mestrado, Matemática para Professores, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3526
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