Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/35274
Título: Tutor virtual para o ensino a distância (e-learning)
Autor: Alves, Catarina Bilé Fangueiro Cesteiro
Orientador: Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-
Palavras-chave: Tutoria virtual
Educação
E-learning
Moodle
Tutor virtual
Trabalhos de projecto de mestrado - 2018
Data de Defesa: 2018
Resumo: A utilização da tecnologia no dia-a-dia é cada vez mais comum e aplicada em diversos contextos. Na educação, em particular, torna-se uma ferramenta valiosa dentro e fora da sala de aula. Nesta tese aborda-se uma vertente muito específica de tecnologia no ensino: o uso de tutores virtuais antropomórficos na plataforma de ensino à distância da Universidade Aberta, em cursos do 1º ciclo. Esta universidade pública oferece formação universitária em regime de ensino a distância (também designado por e-learning). Este modelo de ensino é compatível com distâncias geográficas, compromissos profissionais ou outros e permite ao estudante um elevado controlo do tempo que dedica à sua aprendizagem. Contudo, constata-se que não é fácil manter os alunos motivados e levá-los a cumprir os passos programados pelo professor para a sua aprendizagem numa unidade curricular, o que se reflete em taxas de desistência não negligenciáveis. O trabalho descrito nesta tese envolveu a conceção e desenvolvimento de uma solução para integrar um tutor virtual, com representação antropomórfica, na plataforma MOODLE da Universidade Aberta. Este tutor funciona como um mediador tecnológico entre o aluno e o professor de uma unidade curricular e o principal objetivo é conseguir que o aluno se sinta mais apoiado no seu estudo e tendencialmente seja capaz de manter a motivação e obter resultados positivos. Foi tido em conta o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta e foram realizados testes com alunos de duas unidades curriculares de áreas diferentes, uma na área de de biologia e outra na área de Psicologia. Este trabalho desenvolve-se no contexto do projeto PTDC/IVC-PEC/3963/2014 “TUTORIA VIRTUAL – o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online” que envolve investigadores de 3 instituições: a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico de Lisboa e a Universidade Aberta de Lisboa.
The use of technology on the daily bases is becoming more common and applied to diverse contexts. Particularly in education it becomes a valuable tool inside and outside of the classroom. This thesis approaches a very specific strand of technology in the learning with the use of virtual humans in the platform of distance learning of the Universidade Aberta (Portuguese Open University), in first cycle courses. This public University offers education in the system of distant learning (also known as e-learning). This system is compatible with geographic distances, professional commitments or others and allows to the student a high control of the time spent to his learning. However, is not easy to keep the students motivated and get them to comply with the programmed steps by the teacher for their learning in the discipline, in which reflects in dropout in significant numbers. The work described in this thesis involved the conception and development of a solution to integrate a virtual tutor, with anthropomorphic representation, in the MOODLE platform of Universidade Aberta. This tutor works as a technologic mediator between the student and the teacher of a curricular unity and its main purpose is to keep the student motivated and supported in his studies and, as a result, having positive results. It was considered the Pedagogic Model of Universidade Aberta and were performed tests with students of two curricular unities of different areas, Biology and Psycology. This work was developed in the context of the project PTDC/IVC-PEC/3963/2014 “TUTORIA VIRTUAL – o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online” which envolves researchers from 3 instituitions: the Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, the Instituto Superior Técnico de Lisboa and Univeridade Aberta de Lisboa.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação)Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/35274
Designação: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc121845_tm_Catarina_Alves.pdf5,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.