Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/35370
Título: O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem em Geografia no 7.º ano de escolaridade
Autor: Couto, Cíntia Tamara Neves
Orientador: Esteves, Maria Helena Fidalgo
Palavras-chave: Geografia
Estratégia de ensino e aprendizagem
Jogo
Relevo
Sala de aula
Data de Defesa: 4-Out-2018
Resumo: O relatório de prática de ensino supervisionado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia da Universidade de Lisboa procura descrever as atividades de ensino da Geografia realizadas com uma turma de 7º ano de escolaridade, da Escola Secundária Rainha Leonor em Lisboa. Esta experiência correspondeu à lecionação do programa de Geografia, nomeadamente o domínio do “Meio Natural” e dos subdomínios “O Relevo” e “A dinâmica de uma bacia hidrográfica”. A experiência letiva que se relata teve como objetivo facilitar a aprendizagem de conceitos relacionados com as diferentes formas de relevo, conhecimento e identificação dos agentes externos responsáveis pelas mesmas formas de relevo. Foi também importante trabalhar estes conceitos no território português (formas de relevo em Portugal e com a dinâmica das bacias hidrográficas). As referências utilizadas foram as Metas Curriculares em vigor no ano letivo de 2017/2018. Direcionou esta experiência a seguinte questão de partida: Como pode o jogo como estratégia de ensino e aprendizagem motivar os alunos e promover a aprendizagem dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências geográficas? A planificação das aulas teve como principal objetivo incluir nas aulas de Geografia momentos em que os alunos pudessem aprender através de jogos. Em vários mementos os alunos foram incentivados a aprender através de jogos (individuais e em grupo) realizados em algumas aulas. Para além da realização de jogos nas aulas foram também implementadas outras estratégias nomeadamente, o trabalho individual, coletivo e a realização de uma visita de estudo. As atividades desenvolvidas incluíram também momentos de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa e ainda questionários realizados ao longo das aulas para sondar a opinião dos alunos acerca das atividades realizadas. Analisando os resultados obtidos, foi possível concluir que os alunos se envolveram ativamente nos momentos de aprendizagem que incluíam jogos o que certamente terá motivado facilitado as aprendizagens realizadas.
The report of supervised teaching practice developed within the framework of the master’s degree in Geography Teaching at the University of Lisbon seeks to describe the teaching activities of Geography carried out with a 7th grade class of the Rainha Leonor Secondary School in Lisbon. This experience corresponded to the teaching of the Geography program, namely the topics of "Natural Environment" and the subtopics of “Relief" and "River Basin dynamic”. The purpose of the teaching experience was to facilitate the learning of concepts related to the different forms of relief, knowledge and identification of the external agents responsible for the same forms of relief. It was also important to work on these concepts in the Portuguese territory (forms of relief in Portugal and river basins dynamics). The references used were the Curricular Goals in force in the academic year 2017/2018. This experience was led by the following starting topic: How can games be used as teaching and learning strategies to motivate students and promote the learning of geography contents and the development of geographical skills? The classes were planned to include in the Geography lessons moments in which the students could learn through games. At various times students were encouraged to learn through games (individually and in group) held in some classes. In addition to the use of games in the classes, other strategies were also implemented, namely individual work, group work and a fieldtrip. The activities also included moments of diagnostic, formative and summative evaluation, as well as questionnaires carried out throughout the classes to enquiry the students' opinions about the activities carried out. Analyzing the learning outcomes, it was possible to conclude that the students were actively involved in the moments of learning that included games, which certainly would have motivated the learning of Geography.
URI: http://hdl.handle.net/10451/35370
Designação: Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:IGOT - Dissertações de Mestrado

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