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Título: Actividades de investigação no ensino da química: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade
Autor: Cunha, Maria João Correia Nabais Domingos de Oliveira
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Palavras-chave: Literacia científica
Desenvolvimento de competências
Actividades de investigação
Ensino/Aprendizagem das reacções químicas
Teses de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: Com este estudo pretendeu-se conhecer como reagiram os alunos do 8º ano de escolaridade ao uso de actividades de investigação durante o ensino das Reacções Químicas quando são planeadas de acordo com as Orientações Curriculares das Ciências Físico – Naturais. Para isso, pretendeu-se conhecer as dificuldades que os alunos revelaram durante a implementação das actividades e como as ultrapassam, as mudanças que ocorreram nas percepções dos alunos sobre o ensino/aprendizagem da Química em consequência do uso de actividades de investigação e a avaliação que os alunos fizeram sobre o uso de actividades de investigação nas aulas de Química. Para se atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia mista, mas essencialmente uma metodologia que tem as suas raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e adoptou-se como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. Participaram neste estudo vinte e sete alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade de uma escola da grande Lisboa. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo focado e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados revelaram que à medida que as actividades decorreram, as dificuldades mostradas pelos alunos foram sendo ultrapassadas, possibilitando o desenvolvimento de competências de conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes. Os resultados indicaram também que os alunos percepcionaram alterações sobre o ensino/aprendizagem da Química e que gostaram mais desta estratégia de ensino.
This study aims at describing how 8th grade pupils react to inquiry activities used in the Chemical Reactions lessons when planned according to Curricular Orientations for Physical and Natural Sciences. To do so, the study aims to understand the difficulties found by the pupils during the activities implementation and how they overcome them, the changes occurring in the pupil’s perceptions in relation to Chemistry teaching/learning due to inquiry activities used and the pupil’s evaluation about the inquiry activities in the Chemistry lessons. A mixed methodology but essentially a methodology based in qualitative research with interpretative orientation was applied, and as investigation strategy a study on the own practice was adopted. Twenty-seven pupils from one class of the 8th grade, belonging to an urban area near Lisbon, participated in this study. Several instruments to collect data were used: naturalistic observation, focus group interview, and written documents. The gathered data was codified and classified using the constant questioning and comparison method. The results reveal that the difficulties shown by the pupils were exceeded during the activities, allowing the development of knowledge, reasoning, communication and attitudinal competences. The results also reveal changes in the pupils’ perceptions in relation to Chemistry teaching/learning and how they like more this teaching strategy.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3550
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